O que faz uma praia ser considerada bonita? A tonalidade da água? O tipo de areia? Vegetação? Vista ao redor? São muitos critérios a serem avaliados e há ainda fatores pessoais, já que cada um tem suas preferências. Mas a revista Architectural Digest tentou elencar as 39 praias mais bonitas do mundo – e duas delas são brasileiras, de acordo com a publicação.
A praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), conhecida pelo seu mar azul cristalino e seu visual paradisíaco, foi eleita a 23º praia mais bela do mundo. “Enquanto aproveita as águas luminescentes e as areias em tons de marfim, não deixe de admirar o vulcão extinto do Morro do Pico, localizado na costa junto com outras formações rochosas”, recomenda a revista aos visitantes.
Em 36º lugar, está uma praia bastante conhecida pelos brasileiros: a de Ipanema, no Rio de Janeiro. “Talvez não tão famosa quanto Copacabana, a Praia de Ipanema também ganhou fama mundial após o hit ‘Garota de Ipanema’. O recorde da bossa nova, que ficou no topo das paradas de meados da década de 1960, é parcialmente responsável pelo amplo reconhecimento da praia, mas a beleza natural de tirar o fôlego também é um fator notável”, diz a publicação.
A lista da Architectural Digest foi publicada no final de junho e conta ainda com praias da Indonésia, Tailândia, Austrália, Grécia, México, Colômbia, Havaí, entre outros países.
Confira o Top 5 praias mais bonitas do mundo:
1. Ora Beach, na Indonésia
“Localizada na ilha de Seram, Ora Beach se destaca entre a variedade de belas praias da Indonésia por seu isolamento e ambiente natural quase intocado”, diz a Architectural Digest.
2. Champagne Beach, na República de Vanuatu
A praia tem esse nome devido ao formato único de seu litoral, que lembra uma taça de champagne. Ela é habitada principalmente por visitantes de cruzeiros australianos e é conhecida por sua areia fina e águas cristalinas, onde é possível fazer mergulhos, segundo a revista.
3. Horseshoe Bay, em Bermudas
“Com areia rosa milenar e vistas pitorescas, Horseshoe Bay é a praia dos sonhos de qualquer fotógrafo. Para aventureiros, Horseshoe Bay também é conhecida por sua abundância de formações rochosas e cavernas escondidas prontas para serem exploradas”, justifica a revista.
4. Whitehaven Beach, na Austrália
A praia é protegida pelo Parque Nacional das Ilhas Whitsunday. São 7,2 km de costa “intocada” e há grandes barreiras de corais nas proximidades, afirma a Architectural Digest.
5. Cannon Beach, em Oregon
“Além de um litoral repleto de formações rochosas naturais, Cannon Beach também abriga papagaios-do-mar que nidificam (formam ninhos) em Haystack Rock nos meses de primavera e verão”, diz a publicação.
Veja a lista completa:
- Ora Beach, Indonésia
- Champagne Beach, República de Vanuatu
- Horseshoe Bay, Bermudas
- Whitehaven Beach, Austrália
- Cannon Beach, Oregon, EUA
- La Playa Escondida, México
- Ilha Usedom, Alemanha
- Hanauma Bay, Havaí
- Race Point Beach, Provincetown, Massachusetts
- Driftwood Beach, Geórgia, EUA
- Pebble Beach, Califórnia, EUA
- Anse Intendance, Seychelles
- Sardinia Emerald Coast, Itália
- Praia Navagio, Grécia
- Praia Reynisfjara, Islândia
- Praia Nacpan, El Nido, Filipinas
- Pfeiffer Beach, Califórnia, EUA
- Praia Étretat, França
- Zlatni Rat, Brac, Croácia
- Coffee Bay, África do Sul
- Essaouira, Marrocos
- Ilha Ibo, Moçambique
- Baía do Sancho, Brasil
- Parque Tayrona, Colômbia
- Praia El Castillo, Tulum, México
- Praia Siorarsuit, Groenlândia
- Praia White, Boracay, Filipinas
- Las Salinas, Ibiza, Espanha
- Kaiteriteri Beach, Nelson, Nova Zelândia
- Sandwood Bay Beach, Escócia
- Tapuaetai Beach, Ilhas Cook
- Anse Source D’Argent, La Digue, Seychelles
- Scoglio di Monterosso, Cinque Terre, Itália
- Tunnels Beach, Kauai, Havaí
- Glass Beach, Fort Bragg, Califórnia, EUA
- Ipanema, Rio, Brasil
- Elafonissi Beach, Crete, Grécia
- Maya Bay, Phi Phi Ley, Tailândia
- The Twelve Apostles, Victoria, Austrália
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.