Um piloto de avião da Latam - voo LA 8084 - apertou erroneamente o botão do microfone, ao tentar se comunicar com a torre, e informou por engano aos passageiros que o sistema elétrico da aeronave tinha parado e o avião estava sem estabilidade. Ele fez um pouso de emergência. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 20.
Uma passageira, identificada apenas como Paula, contou no Twitter ter vivido momentos de pânico, com cerca de 40 minutos de voo. Foi quando os passageiros ouviram um barulho alto e todas as televisões das poltronas se apagaram.
Em outra postagem, a passageira disse que passados mais 10 minutos, o piloto informou que a aeronave estava com um problema técnico e iria pousar no Aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Na sequência, o piloto estava tentando falar com a torre e deixou o speech (sistema de comunicação com os passageiros) aberto. O relato era de que estava às cegas "com problema grave com a aeronave, sistema elétrico parou e também o avião está sem estabilidade", disse. Após o avião aterrissar, rapidamente os bombeiros jogaram espuma em todo o avião.
A Latam informou em seu Twitter que o Voo LA8084 partiu às 00h30 de Guarulhos e precisou realizar um pouso de emergência às 1h43, em Confins, devido a questões técnicas. Segundo a companhia, os passageiros desembarcaram em segurança. Durante o pouso, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para, então, retirar o avião da pista . O Aeroporto Internacional de BH chegou a ficar fechado até às 12h.
Em nota, a BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, informou que a pista do Aeroporto Internacional de BH está liberada com restrições e, até 13h20 já foram confirmados 6 decolagens e 2 pousos. A retomada está sendo administrada pelas companhias aéreas. A concessionária informou que 129 voos foram cancelados ao longo do dia. A liberação completa da pista está prevista para as 19 horas.
A BH Airport orienta que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes de sair de casa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.