PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Podcast: A aliança entre Lula e Lira e a reação de Bolsonaro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Arthur Lira (PP-AL) ganhou um importante aliado na sua candidatura à reeleição para presidência da Câmara dos Deputados: Lula (PT) e de todos os parlamentares eleitos na coligação do presidente eleito. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelos petistas, durante o encontro da equipe de transição.

PUBLICIDADE

A atitude de Lula mostra uma preocupação em garantir a governabilidade para seu governo. A ideia é formar um bloco de parlamentares na Câmara suficiente para aprovar projetos e colocar apoiadores no controle das principais comissões da Casa, como a de Constituição e Justiça.

No entanto, para esse acordo se manter, o petista terá que descumprir uma de suas promessas de campanha: a de acabar com o orçamento secreto. Isso porque, Lira já deixou claro que não pretende acabar com esse instrumento, que lhe dá ainda mais poder sobre os parlamentares.

Jair Bolsonaro não gostou nada dessa aproximação e mandou suspender o pagamento das emendas do orçamento secreto. Na prática, a medida deixa o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa.

Afinal, esse acordo com Lira é fundamental para que Lula garanta governabilidade para seu governo? Lira tem perfil confiável, mesmo sendo um dos herdeiros do governo Bolsonaro? No 'Estadão Notícias' de hoje, vamos conversar sobre o assunto com Carlos Pereira, colunista do Estadão, professor titular da FGV EBAPE e Professor Visitante da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Publicidade

O 'Estadão Notícias' está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Gabriela Forte 

Sonorização/Montagem: Moacir Biasi.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.