Uma notícia pegou o Brasil de surpresa em 11 de agosto de 1986. A Volkswagen anunciou naquele dia que em dezembro pararia de fabricar o Fusca, o carro mais popular do País.
PUBLICIDADE
A notícia foi tão surpreendente que o Jornal da Tarde do dia seguinte saiu com uma edição extra do Jornal do Carro, o suplemento que circulava às quartas-feiras e foi antecipado em um dia para contar a história do fim do carro mais amado, e vendido, do Brasil.
Na capa do jornal, o fundo preto dava o tom de luto, com o traço inconfundível do carro sendo pintado por uma mão segurando um pincel.
Na capa do Jornal do Carro, uma lágrima foi desenhada saindo de um dos faróis redondos de um Fusca. O subtítulo do suplemento brincava com o filme da Disney sobre um fusca chamado Herbie, mas também dava a dimensão do valor afetivo e de quantas histórias o veículo protagonizou com as pessoas no mundo real aqui no Brasil: "Se meu Fusca falasse".
Apesar do sucesso e do carinho com o veículo, o Jornal do Carro contava o motivo da decisão da Volkswagen: com a defasagem tecnológica do carro, as vendas estavam caindo e o velho Fusca não tinha mais como se modernizar diante dos avanços da indústria automobilística e as novas exigências dos consumidores.
Publicidade
Fuscas na história
1 / 41Fuscas na história
Passeio
22 de Junho é o Dia Mundial do Fusca. Na foto de 13 de novembro de 1987, fuscas no 1° Passeio do Sedan Clube de São Paulo. Foto: Benedito Salgado/Estadão
Zona leste
Fusquinhas na avenida Conselheiro Carrão em foto de 1972 Foto: Sérgio Araki/Estadão
Estação da Luz
Táxisno entorno da Estação da Luz. Foto:16/3/1977
23 de Maio
Em 1974, Fuscas em praticamente todas as faixas da avenida23 de Maio Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
Vale do Anhangabaú
Vale do Anhangabaúem foto de 1972 Foto: Acervo/Estadão
Tanque cheio
Fusca no posto de gasolinaem foto de1/1/1974 Foto: Oswaldo Jurno/Estadão
Fuscas estacionados em frente aoShopping Center Iguatemino dia da inauguração, em 1966 Foto: Acervo/Estadão
Minhocão
Um Fuscaquebrado provocou congestionamentono dia da inauguração do Minhocão. Foto: Ywane Yamazaki/Estadão
Na estrada
Via Anchieta, no município de São Bernardo do Campo,em 1972 Foto: Rolando Andrade/Estadão
Mooca
Rua Itajariem 1977 Foto: Antônio Lúcio/Estadão
Centro
Ruas do Centro de São Paulo(com fuscas e bonde) em festa no dia do golpe militar que derrubou João Goulart, 31/3/1964 Foto: Domício Pinheiro/Estadão
São Bernardo do Campo
Linha de produção dofusca na fábrica em São Bernardo do Campocom o carro número 50.000 produzido. Foto: 19/3/1971
Auto escola
Exame prático para receber habilitação de motorista. Foto: 12/6/1968
Rota 66
Fusca com perfurações de bala atingido por policiais daRota 66. Foto: 23/4/1975
Galeria Prestes Maia
Fusca estacionadoem frente à Galeria Prestes Maia, naPraça do Patriarca. Foto: 3/7/1972
Subindo a Serra
Nas estradas, oFusca era sempre o modelo mais comuma ser encontrado. Foto:1/1/1973
Santo Amaro
Fusquinha no cruzamento daavenida Santo Amarocom a rua Bela Vista. Foto:18/8/1965
Na rodoviária
Táxis e carrosna antiga rodoviária da Luz, em foto de 1973 Foto: Claudine Petroli/Estadão
Natal
Centro da cidade àsvésperas do Natalna década de 70 Foto: Acervo/Estadão
Anchieta
Fuscas naVia Anchieta, no município de São Bernardo do Campo em foto de 1967 Foto: Acervo/Estadão
Viaduto Pompéia
Fuscas em todos os sentidos nesta foto do viaduto Pompéia, esquina com a avenida Francisco Matarazzo,em 1972 Foto: Reginaldo Manente/Estadão
Rua Augusta
Na foto de 10/3/1965, fuscas na badaladarua Augusta,nos Jardins Foto: Acervo/Estadão
Avenida Bandeirantes
Trecho da avenida Bandeirantes, na zona sul, em dia de chuva.Foto:26/7/1972
Avenida Ipiranga
Avenida Ipiranga, no Centroem foto de 1974 Foto: Sidney Corrallo/Estadão
Borba Gato
Fuscas no cruzamento da avenida Santo Amaro com a rua Bela Vista em foto de 1969 Foto: Acervo/Estadão
Rua Augusta
Fuscas subindo a Rua Augusta em foto de 1967, ainda com trilhos dos bondes Foto: Acervo/Estadão
Vale do Anhangabaú
Vários Fuscas na hora do rusch noVale do Anhangabaúna foto de 1972 Foto: Sidney Corrallo/Estadão
A Copa é nossa!
Torcedores comemoramo 2.º título do Brasil no meio dos carros nas ruas do Centro. Foto:19/6/1962
Anhangabaú
Vale do Anhangabaú, no Centro, emfoto de 1971 Foto: Lucrécio Jr./Estadão
Vila Belmiro
Carros estacionados no entorno do estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), do Santos. Foto: 9/4/1971
Viaduto Dona Paulina
Fuscas no Viaduto Dona Paulina,cruzamento com a avenida Brigadeiro Luis Antônio emfoto de 24/5/1972 Foto: Messias A. Silva/Estadão
No cinema
Na foto de 1966, Fuscaem frente ao Cine Ouro, no Largo do Paissandu, no Centro Foto: Acervo/Estadão
Fábrica
Fuscas 0km no pátio da fábrica daVolkswagen, em São Bernardo do Campo, em 1969 Foto: Oswaldo Luíz Palermo/Estadão
Fusca na chuva
Fusquinhaespirra água em pedestres na rua Augusta,1970 Foto: Reginaldo Manente/Estadão
Rua Augusta
Fuscas na rua Augusta, no centro, na década de 60 Foto: Acervo/Estadão
Na estrada
Rodovia Anchieta, emSão Bernardo do Campo. Foto:11/4/1971
Caso Marihella
OFusca onde Carlos Marighellafoi mortopelo Dopsem 1969 Foto: Acervo/Estadão
Rua Maria Paula
Cruzamento da rua Maria Paula com a avenida Brigadeiro Luis Antônio, no Centro. Foto: 24/5/1972
Butantã
Praça Jorge de Lima, entre as avenidas Eusébio Matoso e Francisco Morato. Foto:4/8/1971
Galerias do Acervo
Outras campanhas eleitorais|Fotos Históricas|Eles também foram calouros: famosos no vestibular|História da pichação e do grafite em São Paulo| Foto: Acervo