O fim da Guerra do Yom Kippur em 1973

Resolução negociada na ONU terminou com o conflito entre árabes e israelenses

PUBLICIDADE

Foto do author Edmundo Leite

“Acabou a Guerra”, estampou a manchete do Jornal da Tarde de 22 de outubro de 1973. Após mais de duas semanas de combates entre uma coalizão árabe liderada por Egito e Síria contra Israel - a Guerra do Yom Kippur - o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução conjunta apresentada pelos Estados Unidos e pala União Soviética determinando o cessar-fogo no Oriente Médio.

Jornal da Tarde 22 de outubro de 1973

Capa do Jornal da Tarde de 22 de outubro de 1973 com notícia sobre resolução da ONU determinando cessar-fogo no Oriente Médio. Foto: Acervo Estadão

Abaixo da notícia principal, três fotos destacavam acontecimentos esportivos: A virada do Corinthians sobre o Fluminense no Maracanã; a vitória por nocaute do campeão mundial de boxe Eder Jofre e a morte dos pilotos Pedro Carneiro Pereira e Ivan Iglesias na segunda volta de uma corrida automobilística no circuito de Tarumã, em Porto Alegre.

Jornal da Tarde

Por 46 anos [de 4 de janeiro de 1966 a 31 de outubro de 2012] o Jornal da Tarde deixou sua marca na imprensa brasileira. Neste blog são mostradas algumas das capas e páginas marcantes dessa publicação do Grupo Estado que protagonizou uma história de inovações gráficas e de linguagem no jornalismo. Um exemplo é a histórica capa do menino chorando após a derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.