Sobe para 19 número de óbitos pela chuva no ES; cinco morreram em casa para pessoas com deficiência

No município de Mimoso do Sul, o mais afetado, carros e um caminhão dos bombeiros foram arrastados pela enchente; casas de repouso e para pessoas com deficiência foram inundadas

PUBLICIDADE

Foto do author Gonçalo Junior
Foto do author Giovanna Castro
Atualização:

Subiu para 19 o número de pessoas que morreram no Espírito Santo por conta das fortes chuvas que atingem parte do Sudeste, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na manhã desta segunda-feira, 25.

PUBLICIDADE

O governo decretou situação de emergência em 13 cidades do Sul do Estado afetadas pelas chuvas. O município com o maior número de vítimas é Mimoso do Sul, com 17 mortes. As outras duas ocorreram no município vizinho, Apiacá. O número de vítimas pode aumentar. “Ainda temos pessoas desaparecidas”, afirmou o governador Renato Casagrande na tarde deste domingo.

Entre sexta e sábado, Mimoso do Sul registrou o acumulado de 231,8 milímetros de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mimoso, Leonardo Ferreira, a cidade está “devastada”. A água chegou ao segundo andar dos imóveis e arrastou carros.

Fortes chuvas atingiram o sul do Espírito Santo desde sexta-feira, 22, e arrastaram carros em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. Foto: Reprodução/TV Globo

Uma casa de repouso para idosos e outra que dá assistência a pessoas com deficiência foram tomadas pela água. Na primeira, dez idosos foram retirados do local “sem intercorrências”, segundo a Defesa Civil estadual. Já na segunda, cinco pessoas morreram e outras cinco precisaram ser resgatadas por aeronave – não há informações sobre o estado de saúde delas.

Ainda em Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela enxurrada que alagou ruas do local. De acordo com a corporação, os militares estavam atendendo ocorrências na região quando estacionaram a viatura e seguiram até o local do atendimento com um bote.

Publicidade

Outras cidades também foram afetadas pelo grande volume de água, como Vargem Alta, com acumulados de chuva de 150,6 mm e Bom Jesus do Norte, atualmente sobre um alerta de risco “Alto” de movimentação de massa.

Pelo menos 7.287 moradores ficaram desalojados no Estado – ou seja, precisaram ir para a casa de parentes ou amigos – e 411 estão desabrigados, sendo acolhidos em alojamentos provisórios fornecidos pelas prefeituras.

A Defesa Civil estadual considera muito alto o risco de eventos hidrológicos na região Sul do Estado ainda nesta segunda. “Podem-se deflagrar eventos de alagamento, enxurradas e inundações dos córregos urbanos”, diz o alerta.

A região também apresenta alta possibilidade de deslizamentos de terra induzidos e em encostas naturais e quedas de barreira às margens de rodovias. No Rio de Janeiro, sete pessoas já morreram por conta das chuvas – a maioria delas, em deslizamentos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.