Há 3 anos a Gol vem avançando sobre as Américas e o Caribe com novas rotas internacionais. Consolidados os voos para os Estados Unidos, a Argentina e a República Dominicana, a empresa seguiu sua expansão sobre o continente em 2024. Anunciou ligações diretas com Aruba, Costa Rica, Colômbia e México. Sem falar em números, por questões estratégicas, a companhia admite que o segmento ganhou uma relevância até então inédita.
"Quando a gente fala de receita e vendas, comercialmente, hoje o internacional representa para a Gol o que nunca tinha representado. Em relação à nossa presença de marca, às nossas entradas com parceiros e ao B2B (negócios entre empresas) com agências de viagens, operadores e OTAs (agências de viagens online), o internacional nunca esteve tão próximo e tão forte", afirmou Vinicius Batista, coordenador de Mercados Internacionais da Gol, em entrevista durante minha viagem recente para Orlando, na retomada do voo a partir de Fortaleza, que a companhia mantinha antes da pandemia.
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Perguntei a ele quando os voos internacionais passaram a ter essa importância: "Começou há uns 3 anos essa virada de chave para o olhar internacional". Embora a empresa esteja retomando rotas que tinha antes - outra foi Brasília-Cancún, interrompida por complicações relacionadas ao visto mexicano -, a Gol também tem lançado destinos para onde nunca havia voado. Exemplos disso são as saídas de Guarulhos, sem conexões ou escalas, para Costa Rica (a partir de 12 de novembro) e Aruba (de 18 de dezembro em diante). Leia sobre a minha viagem a Aruba.
A rota Fortaleza-Orlando é feita às quintas, a bordo do Boeing 737 Max 8, para 176 passageiros. A saída do Brasil ocorre às 3h30, com previsão de aterrissagem nos Estados Unidos às 10h45. No retorno, o avião parte às 13h30 e tem pouso programado para as 22h25. Todos os horários são locais em relação aos destinos de partida e de chegada.
Conectividade com Avianca e American
Entre os fatores que contribuíram para a companhia escolher a capital costarriquenha para uma nova ligação direta com o Brasil está o fato de San José ser mini hub da Avianca. No setor aéreo, o centro de distribuição de voos de uma companhia é chamado de hub. "Não é esse o motivo, mas acaba abrindo mais oportunidades de vendas. A gente tem foco em San José, na Costa Rica como destino, mas a gente cria oportunidades de conectividade com a América do Norte, que a Avianca faz. Isso ajuda a gente a fazer capilaridade de voos", explicou Batista.
Para traçar suas estratégias de conectividade nas Américas e no Caribe, a brasileira considera, então, as malhas de suas parceiras. "A expansão internacional é um dos focos da empresa. A gente está sempre em estudo de novas rotas. Agora, depende muito de demanda, de oferta, de parcerias que a gente consegue", disse o coordenador.
Com uma frota de aviões Boeing 737, a Gol chega a 12 destinos internacionais. Conta ainda com ligações feitas por companhias com as quais mantém acordos. Nas Américas e no Caribe, a brasileira atua com Avianca e American Airlines; na Europa, com Air France e KLM. De Fortaleza para Orlando e Miami, a viagem é feita em aviões da Gol, assim como a partir de Brasília.
Maior presença na América Latina
Algumas rotas, segundo Batista, exemplificam bem quanto a Gol avançou no mercado internacional. "Quando a gente fala de Santa Cruz de La Sierra, 50% desse voo é vendido na Bolívia, e 50%, no Brasil. Então ver que a gente conseguiu entrar na cabeça do boliviano e ganhar da BoA, que é uma empresa estatal do boliviano, é um motivo de orgulho para a empresa. Faz a gente entender que o caminho de expansão internacional é ideal."
Ele acrescentou que atualmente existem times de funcionários da Gol em países da América do Sul, como a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, para atender os mercados locais. Além disso, a empresa trabalha em sinergia com a Avianca na representação comercial fora do Brasil. "Em alguns países em que eles são muito fortes, a gente visita clientes junto. Isso trouxe para a Gol uma representatividade importante", afirmou Batista.
Outro trabalho em conjunto da companhia é com empresas estrangeiras. O convite para eu acompanhar o 1º voo da retomada Fortaleza-Orlando, em 26 de junho, veio da Gol com a Universal Orlando. Aproveitei para conferir os parques temáticos Islands of Adventure e Universal Studios Florida e o aquático Volcano Bay. Em breve, escrevo aqui sobre as novidades nos parques neste verão americano e o que vem pela frente no complexo na Flórida, além do meu garantido passeio novamente pelo Harry Potter na Universal.
Desta vez, experimentei o Loews Sapphire Falls Resort. Já fiquei em diferentes hotéis da Universal Orlando. Durante a viagem em família com Fernando e Joaquim para lá, passamos os dias no Hard Rock Hotel.
Divulgação do Brasil em mercados no exterior
Nos mercados externos, a Gol também vem trabalhando ao lado da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para divulgar destinos brasileiros no exterior. "A gente está sempre presente em feiras, congressos e reuniões, para entender como levar mais estrangeiros para o Brasil. Faz uns 2 anos em que a gente trabalha nos mercados internacionais mais fortemente com a Embratur, fazendo roadshow, campanha de venda e treinamento com agentes de viagem sobre destinos. A gente explora oportunidades além das cidades que já são top of mind no Brasil."
Um edital de chamamento público, em caráter piloto, foi publicado para incentivar companhias aéreas nacionais e internacionais a criarem voos regulares entre o exterior e o Brasil. Falo sobre a iniciativa no texto sobre novos voos para o Caribe e a América Central. Ela faz parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), parceria entre a Embratur, o Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, para fomentar o turismo internacional no país.
Pacotes na Smiles Viagens
De acordo com Batista, a decisão sobre novos voos também envolve a sinergia com a mais jovem empresa do grupo, a Smiles Viagens. Com 1 ano de existência, a operadora vende voos, serviços turísticos e pacotes completos para destinos, produtos que podem ser pagos com parcelamento ou resgatados com milhas do programa de fidelidade da companhia, o Smiles. "É uma plataforma de viagens que acredita muito na personalização", explicou Rodrigo Possatto, head da Smiles Viagens, numa apresentação para a mídia em Orlando.
Em eventos esportivos ou festivais de música, a empresa procura juntar todas as pontas para uma vivência completa do viajante. "A gente cuida do evento todo: sua chegada, sua saída, sua alimentação, seu cuidado. A gente faz isso tanto para música quanto para esporte. A gente vende Champions, Eurocopa, Copa América. Na NFL que vai ter no Brasil agora, a gente é uma das poucas empresas que ainda tem ingresso", contou Possatto, explicando que a Smiles Viagens vende apenas as entradas para quem quiser, mas que busca oferecer a experiência toda.
Para o destino na Flórida, por exemplo, a empresa montou um pacote com aéreo saindo de São Paulo, traslados de chegada e de saída em Orlando, ingresso Universal 3 Park Explorer e 7 noites no hotel Universal's Endless Summer Resort - Dockside Inn and Suites. Custa a partir de 10 parcelas de R$ 876,50.
CHECK OUT
De Brasília direto para Cancún
Atualmente não existe nenhum voo regular para Cancún saindo do Brasil. A Gol retoma a rota para o destino mais desejado do México em 10 de dezembro. A frequência direta vai decolar do Aeroporto Internacional de Brasília para lá, 2 vezes por semana, às terças e aos sábados.
Transferência expressa da Livelo
Alguns participantes da Smiles já estão elegíveis à transferência expressa da Livelo para o programa de fidelidade da companhia aérea. Quando faltarem milhas para emitir a passagem aérea, será possível mandar pontos da Livelo com apenas um clique e sem exigência de quantia mínima.
QUEM FAZ
Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja e em comoviaja.com.br
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