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Maior evento desde 2012, Abav Expo destaca ESG e reconstrução do setor

50ª edição da feira de turismo teve 42.371 visitantes, na volta ao Rio após 11 anos. Em 2024, vai a Brasília, antes do novo retorno ao Riocentro no ano seguinte

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Foto do author Nathalia Molina

A Abav Expo 2023 celebrou a 50ª edição da feira de turismo e a maior desde 2012. O evento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) teve 42.371 visitantes até as 18 horas da sexta passada. Inicialmente eram esperados 36.000. A abertura em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, teve palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, e show do sambista Diogo Nogueira.

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O destaque da feira, no entanto, foi mesmo o que deveria ser: o turismo. Sustentabilidade e reconstrução do setor estiveram em diversas ações do evento. Iniciativas como a aprovação do tax free no Brasil para compras de turistas estrangeiros foram divulgadas durante o evento.

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Destinos brasileiros presentes na Abav Expo - Foto: @ComoViaja

"Esse número de participantes mostra que estamos fazendo o nosso trabalho do jeito certo. Estamos levando o turismo brasileiro para outro nível, derrubando barreiras e fazendo conexões internacionais. Trouxemos compradores, geramos negócio, criamos emprego e renda, mas, acima de tudo, proporcionamos um espaço de troca, de parceria, de oportunidades e já deixamos um gostinho de quero mais. Que venha a ABAV Expo 2024", comemorou Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, instituição que faz 70 anos em 2023.

No próximo ano, o evento de turismo será realizado em Brasília, de 25 a 27 de setembro, no Estádio Mané Garrincha. Depois, retorna ao Riocentro em 2025. Durante a cerimônia de abertura da Abav Expo 2023, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ofereceu R$ 30 milhões para manter a feira na cidade.

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Protagonismo feminino

O protagonismo das mulheres no setor também deu o tom do discurso de Magda, durante a cerimônia de abertura. "Sou a primeira mulher presidente dessa entidade. Nós somos o grande contingente de trabalho dessa indústria, mas não parece. Vamos mudar isso", convocou a plateia. Atualmente no último ano do 2º mandato à frente da Abav Nacional, ela segue como um dos mais fortes nomes femininos da indústria no país.

Embora sejam as mulheres que decidam a maior parte das viagens no Brasil e nós sejamos maioria também dentro das empresas de turismo, a liderança na área ainda é predominantemente masculina. Escrevi sobre isso aqui no Dia Internacional da Mulher: Não dê rosas no 8 de março. Dê espaço para uma mulher crescer no turismo.

Mulheres são maioria no turismo  

Também participaram da cerimônia, entre outros: os ministros Celso Sabino (Turismo) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Importância econômica do turismo

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Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), defendeu a inclusão de todo o setor na reforma tributária. Fazem parte da proposta que tramita no Senado apenas hotelaria, bares e restaurantes, parque de diversões e temáticos e aviação regional. Isso porque, no texto aprovado na Câmara, foram excluídas agências e operadoras de viagens, companhias aéreas (exceto regionais) e empresas de feiras e eventos e de transporte privado.

"A reforma tributária precisa de um compromisso de todos nós: entender que o turismo tem uma engrenagem. A gente sabe da importância dos hotéis, dos restaurantes e bares e dos parques, mas quem faz o turista chegar até eles são os agentes de viagens, os guias de turismo, os operadores, e vocês precisam ser recebidos em Brasília com a importância que têm para a economia brasileira", defendeu Freixo.

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Rio em destaque no evento  

O turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB). O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, também ressaltou a importância econômica do setor: "Temos que pensar sempre que turismo e comércio andam juntos e, por isso, a edição deste ano da Abav Expo precisa debater temas ligados aos dois setores". A feira teve o patrocínio do CNC, da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Turismo, do RioGaleão e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Retorno ao Rio depois de 11 anos

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A feira de turismo, de volta ao Rio após 11 anos, teve a Fecomércio RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ como grandes parceiros, além de contar com o apoio das secretarias estadual e municipal de Turismo do Rio de Janeiro. O destino trabalha com o governo federal para devolver ao Galeão o protagonismo de tempos atrás.

Desde ontem, voos do Santos Dumont começaram a ser transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, para que o terminal no Centro do Rio atinja o máximo de 10 milhões de passageiros em 2023. Segundo a concessionária RioGaleão, com investimento e operação da Changi Airports International (CAI), o aeroporto internacional tem capacidade para receber até 37 milhões de passageiros por ano.

Produtos artesanais do Rio  

O evento reforçou a visibilidade da cidade. Nos 37.000 m² dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro, estiveram em torno de 2.000 expositores, entre atrações turísticas, locadoras de veículos e companhias aéreas, de cruzeiro e de seguro-viagem. Houve aumento de 37% no número de operadores e estandes de 22 empresas do segmento hoteleiro e 23 de tecnologia, além de 15 destinos internacionais, do Distrito Federal e de 25 estados (do Amazonas, estava Manaus). As barraquinhas do espaço Vivências do Rio exibiram e venderam produtos artesanais de todo o estado do Rio.

Mais viajantes nacionais e internacionais

Estiveram na feira 50 compradores nacionais do mercado corporativo (Mice) no Programa Comprador Convidado (Abav Buyers Club), em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) e com o Rio CVB. AstraZeneca, Enel, FTD, Porto Seguro, Positivo, Grupo Pão de Açúcar, Deloitte, Panco, Raízen e Mackenzie, entre outras empresas, fizeram negócios e experimentaram o Rio.

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Em parceria com a Embratur e o Turismo do Estado do Rio, estiveram no evento 50 compradores internacionais de países como Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.

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Cristo com as cores de Portugal  

Durante a feira, a Embratur assinou uma série de acordos, por exemplo, com a associação Resorts Brasil. Com a intenção de ampliar a conectividade aérea, firmou parcerias com as companhias aéreas Tap Air Portugal e Copa Airlines, para ampliar a conectividade do país, respectivamente, com a Europa e com as Américas e o Caribe.

Em 26 de setembro, a TAP promoveu uma noite portuguesa no Corcovado, iluminando o Cristo Redentor com o verde e vermelho da bandeira do país europeu. A festa teve a parceria do Turismo de Portugal, do Santuário Cristo Redentor, do RioGaleão e da associação de empresas Portugal United.

 

CHECK OUT

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Roteiros de base comunitária

O Sebrae apresentou 5 roteiros no Brasil que fogem ao convencional, durante um brunch para a imprensa no hotel Windsor Barra, no último dia da Abav Expo: Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN); roteiro com chocolate no Pará; Rota Quilombola Jalapão (TO); Rota dos Pirineus - Queijos e Vinhos de Goiás; Raízes Cariocas (RJ); e Costa Doce Gaúcha (RS).

Percurso pelo Rio afro  

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional do Sebrae de turismo, economia criativa e artesanato, reforçou a importância da inclusão de diferentes regiões e territórios neste setor econômico. "Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas e pelas culturas tradicionais e populares."

Sustentável também na feira

O discurso da presidente da Abav esteve alinhado à filosofia do evento, com ações inspiradas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O desenvolvimento sustentável - social, ambiental e econômico - foi visto, por exemplo na doação de sangue coordenada pelo Hemorio; nos cadeirantes que informavam os visitantes na entrada do Riocentro; nos 8 bebedouros disponíveis para refil de garrafinhas; e na coleta de lixo reciclável.

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Cadeirantes dando informações ao público  

Na área de palestras AbavTalks, cerca de 6.000 pessoas ouviram nomes do mercado sobre assuntos como ESG, diversidade e inovação. Ali, uma ecopista captou energia cinética.

 

QUEM FAZ

Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja, no grupo gratuito no WhatsApp e em comoviaja.com.br

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