O Caribe e a América Central estão mais perto dos brasileiros. No ano passado, foi o voo direto para Curaçao pela Azul, saindo de Belo Horizonte (Confins). Aí a Gol anunciou em maio deste ano as ligações sem escalas do Aeroporto Internacional de Guarulhos com Aruba e agora também com a Costa Rica. Enquanto isso, a Latam decidiu investir em Aruba e agora na Jamaica, com conexão em Lima.
Para chegar a destinos do Caribe e da América Central, os brasileiros costumam fazer conexões na Cidade do Panamá, voando Copa Airlines, e em Miami, pela American Airlines ou pela Latam.
Pelas minhas apurações, eu sabia que os voos para Aruba e Jamaica estavam para sair, mas Costa Rica foi uma grata surpresa. No fim de maio, estive no Caribbean Travel Marketplace, encontro do setor de viagens realizado em Montego Bay, na Jamaica, e escrevi aqui sobre a intenção dos destinos do Caribe de atrair viajantes da América Latina para aumentar o número de visitantes estrangeiros. Tradicionalmente os americanos respondem por 60% dos turistas internacionais na região.
Voos diretos para Aruba e Costa Rica
A partir de 12 de novembro, a Gol começa a voar do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para San José (SJO), a capital da Costa Rica. As 3 frequências semanais sem escalas são às terças, às quintas e aos sábados.
Também com 3 voos semanais, a rota para Aruba começa no mês seguinte, no dia 18. As saídas estão previstas para segundas, quartas e sábados. Estive nos 2 destinos recentemente, fazendo atividades em Aruba e passeios na Costa Rica.
Jamaica com conexão no Peru
Depois de passar a oferecer uma alternativa para chegar em Aruba sem parar na América Central, fazendo conexão em Lima, a Latam faz o mesmo com a Jamaica, facilitando embarques de São Paulo e do Rio de Janeiro para mais um destino caribenho.
A novidade entra em vigor em 1º de dezembro, entre os aeroportos de Guarulhos e Montego Bay, no norte. Esse trecho da costa da Jamaica é a área mais turística do país, onde há uma sequência de resorts all-inclusive; veja roteiro de Montego Bay a Negril e onde ficar na Jamaica.
De BH, rota sem escalas para Curaçao
Desde 2023, Curaçao viu crescer o turismo de brasileiros com o lançamento de 2 voos por semana de Belo Horizonte (Confins) diretamente para lá pela Azul. O 1º começou em junho e logo veio o 2º em dezembro do ano passado.
Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações
Willemstad, capital de Curaçao, recebeu no início deste mês de junho o Connect - New World, encontro de companhias aéreas, aeroportos e destinos do Caribe e das Américas. Estiveram lá a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), as concessionárias CCR Aeroportos, RIOgaleão e BH Airport, a Azul e a Embraer.
Mais voos internacionais para o Brasil
Afinal, os mesmos voos que levam brasileiros aos destinos trazem visitantes para o nosso país. Para aumentar o número de ligações aéreas partindo de destinos no exterior e melhorar a experiência dos viajantes estrangeiros nos aeroportos nacionais, o governo brasileiro lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), parceria entre a Embratur, o Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos.
De acordo com o Ministério do Turismo, um edital de chamamento público, em caráter piloto, foi publicado com o intuito de incentivar companhias aéreas nacionais e internacionais a criarem mais voos regulares entre o exterior e o Brasil. O órgão informou que as empresas selecionadas receberão incentivos financeiros para organizar ações de promoção de destinos brasileiros no exterior, atraindo mais viajantes estrangeiros.
CHECK OUT
Destino do mês em oferta
A Copa Airlines define seu Destino do Mês e oferece tarifas promocionais. Em junho, o próprio Panamá está com preços mais baixos para viagens até 31 de outubro de 2024, saindo de São Paulo (Guarulhos), do Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte e Manaus.
Low cost para República Dominicana
Desde setembro, a Arajet voa de São Paulo diretamente para Santo Domingo, capital da República Dominicana. A 1ª companhia aérea low cost do Caribe acaba de receber seu 10º Boeing 737 Max e planeja dobrar suas rotas nos próximos anos. Atualmente são 23 destinos em 16 países.
QUEM FAZ
Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja e em comoviaja.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.