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O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Turismo de experiência é prioridade para 86%, aponta pesquisa do Sebrae

No levantamento do TRVL LAB, especialista no setor de viagens, maioria dos participantes é mulher, entre 25 e 40 anos e residente no Estado de São Paulo

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Foto do author Nathalia Molina

O turismo de experiência motiva nove entre dez dos viajantes entrevistados para uma pesquisa encomendada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizada pelo TRVL LAB, um laboratório de inteligência especializado no mercado de viagens. Nos 12 meses anteriores, 57% dizem que fizeram passeios na natureza ou ecoturismo e metade vivenciou a atividade em grupos pequenos ou programas individuais.

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Eu recebi o levantamento em primeira mão e despertou meu interesse em saber quem eram essas pessoas antenadas com a tendência mundial. Um sopro de esperança diante de tantos problemas que o mundo anda enfrentando de turismo de massa - overtourism, no termo em inglês - com muita força neste pós-pandemia.

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Roteiro quilombola no Jalapão (TO) - Foto: Sebrae

O público do levantamento do Sebrae é composto em sua maioria por mulheres (59%), com renda entre R$ 2.900 e R$ 7.100 (46%). A maior parte dos participantes no levantamento mora no Estado de São Paulo (31%) e viaja com companheiros e filhos (42%). Entre as faixas etárias, prevalecem viajantes de 31 e 40 anos (35%) e entre 25 e 30 anos (22%).

Se você está se perguntando o que é turismo de experiência, ouve este episódio do podcast de viagem do Como Viaja, dedicado ao assunto. Fernando Victorino e eu gravamos há 3 anos, já apontando essa tendência.

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Motivação e tipos de experiência

Entre os principais objetivos apontados pelos participantes na hora de definir as atividades estão: vivenciar momentos de relaxamento (67%); ver maravilhas naturais (64%); vivenciar uma aventura (58%); se divertir (51%); desfrutar da gastronomia local (46%); explorar a cidade (44%); e aprender mais sobre cultura/história (42%).

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No Geoparque Seridó (RN), pinturas rupestres  

Sobre os tipos de atividades escolhidas, a maioria dos participantes fez: passeio pela natureza ou ecoturismo (57%); passeio de compras (55%); passeio por atração, ponto turístico, museu ou monumento (54%); passeio culinário (39%); e passeio histórico-cultural (39%).

Renda para pequenos negócios nas viagens

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Ao longo dos anos, o Sebrae vem contribuindo para o desenvolvimento de atividades turísticas conectadas com pequenos negócios e até roteiros estruturados, caso da Rota das Emoções, envolvendo os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O órgão atua na capacitação de empresários, donos de restaurantes, agências e pousadas, por exemplo.

Durante a Abav Expo 2023, encontro promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) no Rio de Janeiro, o Sebrae apresentou 5 de suas iniciativas pelo Brasil: Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN); roteiro com chocolate no Pará; Rota Quilombola Jalapão (TO); Rota dos Pirineus - Queijos e Vinhos de Goiás; Raízes Cariocas (RJ); e Costa Doce Gaúcha (RS).

Tour histórico no Rio, com Raízes Cariocas  

De acordo com o Sebrae, o turismo de experiência atualmente é oferecido por 66% das empresas do setor e já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria. O órgão tem trabalhado para promover destinos brasileiros em parceria também com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) - leia Brasil registrou maior gasto de estrangeiros no 1º trimestre desde 1995.

 

CHECK OUT

Divulgação de parques e unidades de conservação

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O Instituto Semeia assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Embratur para realizarem ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de turismo de natureza nos destinos brasileiros. A organização filantrópica incentiva a visitação e o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação do Brasil. Viajar para destinos de aventura e fazer ecoturismo são tendências mundiais.

Turismo responsável entre viajantes internacionais

O MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável percebeu que muitos viajantes internacionais vêm ao Brasil em busca de praticar ecoturismo, de conhecer a biodiversidade e de entrar em contato com diferentes culturas. Os integrantes do grupo já haviam notado essa tendência crescente ainda antes da pandemia. Os estrangeiros buscam viagens fora de pacotes prontos, experiências exclusivas, conexões conscientes com a natureza e trocas com moradores locais.

 

QUEM FAZ

Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja, no grupo gratuito no WhatsApp e em comoviaja.com.br

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