FORTALEZA - Padre Lenilson Laurindo da Silva, da Diocese de Crato, no Cariri Cearense, foi preso, na manhã desta sexta-feira (sete). Ele é acusado de pedofilia. A Diocese do Crato lançou uma nota dizendo que "foi pega de surpresa com o mandato de prisão do padre Lenilson Laurindo da Silva, acusado de cometer crime de pedofilia".
A Diocese de acionou sua assessoria jurídica para acompanhar o caso, mas dentro do processo interno da Igreja, a Diocese baixou o Decreto de Suspensão a Divinis, que cassa imediatamente a ordem do padre Lenilson. A partir de agora ele não poderá mais exercer as funções sacerdotais, podendo vir a ser demitido do estado clerical, após a conclusão do processo.
A decisão foi tomada de acordo com o Código de Direito Canônico, que rege a doutrina católica. A Diocese encerra a nota afirmando que "reitera que presa pelo amor a Deus e ao próximo e não admite nenhum tipo de injustiça praticada contra aqueles a quem Deus nos confiou cuidar".
Com padre Lenilson Silva foi apreendido material de pornografia infantil. Ele foi levado para Penitenciária Regional do Cariri.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.