Papa Francisco pede orações pela saúde do papa Bento XVI: ‘Está muito doente’

Pontífice emérito, de 95 anos, vive recluso desde que renunciou ao cargo de líder da Igreja Católica em fevereiro de 2013

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira, 28, que seu antecessor, o papa Bento XVI, está “muito doente” e pediu aos fiéis que rezem pelo pontífice emérito, de 95 anos, para que Deus o console “até o fim”.

O Vaticano confirmou que nas últimas horas se agravou o estado de saúde de Bento XVI, que renunciou ao cargo de pontífice em fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro papa a se aposentar em 600 anos. De acordo com a Santa Sé, o motivo por trás da piora é a “idade avançada” do religioso.

Papa Francisco pede orações pelo estado de saúde de Bento XVI. Foto: Celso Júnior/Agência Estado 21-04-05

“A situação neste momento está sob controle, vigiada constantemente pelos médicos”, informa o comunicado do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Bento XVI vive em um convento no Vaticano. Nos últimos anos, ele dedicou sua vida pós-papado à oração e à meditação e, segundo relatos, a saúde do religioso alemão tem ficado cada vez mais frágil.

“Gostaria de pedir a todos uma oração especial, pelo papa emérito Bento”, disse Francisco após uma audiência de uma hora. “Lembre-se dele. Ele está muito doente”, disse Francisco. Peça “ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor pela igreja, até o fim”.

Há alguns meses, o secretário de longa data de Bento XVI, o arcebispo Georg Gaenswein, disse ao Vatican News que o papa emérito estava “relativamente fraco”, embora “de bom humor”.

“Acompanhamos as informações sobre o estado de saúde (de Bento XVI) e confiamos na sua recuperação”, afirmou o vice-porta-voz do governo alemão, Christiane Hoffmann, aos veículos de imprensa. /AP e AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.