Papa Francisco tem crise de asma prolongada e condição de saúde é crítica, diz Vaticano

Segundo boletim médico divulgado na tarde deste sábado, 22, pontífice precisou fazer transfusões de sangue

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O papa Francisco teve uma crise respiratória asmática prolongada e as condições de saúde do pontífice são críticas, segundo informou o Vaticano na tarde deste sábado, 22.

PUBLICIDADE

De acordo com o boletim médico, exames de sangue também revelaram uma trombocitopenia (queda de plaquetas no sangue), associada à uma anemia (baixa concentração de hemácias na corrente sanguínea), o que exigiu a administração de transfusões de sangue.

“O Santo Padre continua vigilante e passou o dia em uma poltrona, mesmo sofrendo mais do que ontem. No momento o prognóstico é reservado”, diz o comunicado.

Publicidade

Papa Francisco teve piora no quadro de saúde neste sábado.  Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

Na sexta-feira, 21, a equipe médica informou que o pontífice tinha apresentado melhora clínica, feito até piadas, mas ainda não estava fora de perigo.

“Se a pergunta é ‘ele está fora de perigo?’: não. Se depois vocês nos perguntam se neste momento ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é não. Agora ele passou 20 minutos, foi do seu quarto até a capela para rezar. Porém, a situação realisticamente é esta: ele é o Papa, mas também é um homem”, afirmou o médico Sergio Alfieri.

Questionado por um jornalista qual era a maior preocupação, os médicos alertaram que existe o risco de os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causarem sepse - infecção generalizada.

Internado há oito dias devido a uma pneumonia bilateral, o papa não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, 23, pela segunda semana consecutiva. O pontífice argentino, de 88 anos, enviará um texto que será publicado, mas não será lido por ele, assim como ocorreu no domingo passado.

Publicidade

Leia também

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.