O papa Francisco pediu desculpas nesta quarta-feira, antes da tradicional oração do Angelus, por ter "perdido a paciência" na noite anterior com uma fiel asiática que apertou com muita força sua mão.
"Muitas vezes perdemos a paciência. Isso acontece comigo também. Peço desculpas pelo mau exemplo dado ontem", disse o chefe da Igreja Católica, falando da janela do Palácio Apostólico na Praça de São Pedro.
Imagens do papa Francisco, nas quais ele reage, irritado, a uma fiel que insiste em apertar sua mão, registradas na véspera do ano-novo na Praça de São Pedro, no Vaticano, foram vistas centenas de milhares de vezes nas redes sociais.
O vídeo mostra que, depois de ter beijado muitas crianças, amontoadas em frente ao presépio de Natal na grande praça de São Pedro, e quando ele estava prestes a mudar de direção, uma mulher o agarra firmemente pela mão e atrai o pontífice para ela e quase o faz cair. Enquanto a fiel parece lhe dizer algo quase inaudível, o papa, aparentemente muito irritado, lhe dá um tapa no braço e consegue se livrar da mulher.
Depois disso, Francisco, 83 anos, continua seu caminho, mantendo um pouco mais de distância entre os fiéis entusiasmados.
Quando questionado pela AFP, o serviço de imprensa do Vaticano se recusou a comentar o ocorrido. / AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.