Um prédio desabou na madrugada desta quarta-feira, 21, no bairro Planalto, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e deixou ao menos uma pessoa morta. Trata-se de uma idosa de 62 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas para hospitais da região.
A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que a obra passou por processo de regularização e possuía alvará de construção para conclusão válido até 2025. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
A Defesa Civil Municipal realizou vistoria em dois imóveis vizinhos. “Um imóvel residencial foi interditado totalmente e um imóvel comercial parcialmente”, informou a prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma mulher de 45 anos foi encaminhada para o Hospital Municipal Odilon Behrens. Um homem de 73 anos foi levado para o Hospital João XXIII. Por sigilo, as informações sobre o estado de saúde das vítimas somente são repassadas à família ou representante legal.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental estava acompanhando a obra.
Em 2016, logo que constatou que a obra estava sendo realizada sem o respectivo licenciamento urbanístico, a prefeitura realizou vistoria e embargou a construção, além de notificar para que fosse providenciada a regularização. Houve ainda aplicação de multa por execução de projeto sem aprovação.
“A obra manteve-se paralisada no estado em que se encontrava e, em 2020, foi constatado que a edificação passou a ser ocupada, o que não é permitido em razão de não haver a certidão de baixa de construção, documento popularmente conhecido como Habite-se. A obra foi regularizada em 2021″, disse a prefeitura.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a ocorrência teve início pouco antes das 5 horas. Segundo as primeiras informações, havia pessoas no prédio que desabou em cima de uma casa vizinha. Em seguida, equipes prestaram assistência aos feridos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.