Previsão do tempo indica o dobro da média de chuva no RS nos próximos cinco dias

Pessoas ainda estão sendo resgatadas e muitas áreas permanecem inundadas no Estado

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

Após a tragédia climática que já deixou mais de cem mortos e atingiu mais de 420 municípios do Rio Grande do Sul, a previsão do tempo indica chuva forte no Estado nos próximos cinco dias. Pessoas ainda estão sendo resgatadas e muitas áreas permanecem inundadas.

De acordo com a Climatempo, em Caxias do Sul, por exemplo, do dia 1 a 8 de maio choveu aproximadamente 450 mm, que é o triplo da chuva normal para todo o mês. E ainda há previsão de chover cerca de 300 mm entre esta quinta-feira, 9, e a próxima segunda-feira, 13.

Volume de chuva previsto para o Rio Grande entre os dias 10 a 13 de maio deste ano. Foto: Divulgalção/Climatempo

PUBLICIDADE

“Não cabe mais água no solo nem nos rios. Esse volume de chuva vai ter que ser escoado para outras áreas”, acrescenta Josélia Pegorim, da Climatempo.

Em praticamente todo o Rio Grande do Sul já choveu pelo menos o dobro do normal só com a chuva da primeira semana do mês. “A média normal de chuva em maio, em quase todo o Estado, varia de 140 mm a 180 mm. No litoral sul, a média fica entre 100 mm e 140 mm. Então, a perspectiva de chover 300 mm em cinco dias, significa dobrar a média em grande parte do Estado”, afirmou ela.

A Arena do Grêmio e os arredores estão inundados após fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Foto: Andre Penner/AP

Segundo ela, o que se espera para os próximos dias, são novos eventos de chuva generalizada e forte sobre o Rio Grande do Sul. “Os maiores volumes vão cair na Serra Gaúcha, onde nascem os rios que depois vão para os Vales (Jacuí, Taquari) e parte desta água vai para o Guaíba”, alertou a meteorologista.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.