A mostra é composta por instalações plásticas de arte contemporânea, divididas em 13 ambientes interligados por um percurso que remete ao interior do vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio histórico, e único modelo em funcionamento no mundo. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas ao São Francisco.
"A diversidade de costumes e crenças , a multiplicidade de raças, que vão dos índios, aos negros e brancos, o encanto das lendas, que são mágicas e ao mesmo tempo assustadoras; a poesia musical das cores, tudo no Rio São Francisco encanta e impressiona", afirma Ronaldo Fraga.
Rio São Francisco navegado por Ronaldo FragaPavilhão das Culturas Brasileiras - Parque do Ibirapuera Até 26 de junho de 2011 Terça a domingo, das 9 às 18h, com entrada até às 17h Entrada gratuita
Crédito das fotos: Werner Pöckel
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.