Rio vai ter três dias de desfiles das escolas de samba a partir do próximo carnaval; veja datas

Cada noite de apresentações terá quatro escolas, duas a menos do que era. Preço dos ingressos para arquibancada deve diminuir

PUBLICIDADE

A partir do próximo ano, os desfiles das principais escolas de samba do Rio de Janeiro vão se estender por três noites: domingo, segunda e terça-feira. Até este ano eram duas noites (domingo e segunda-feira), com seis escolas em cada uma. Agora serão quatro escolas por noite. A decisão foi anunciada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que organiza os desfiles, após reunião em que a proposta foi aprovada pelos representantes das escolas, na tarde desta segunda-feira.

PUBLICIDADE

A Liesa anunciou que pretende reduzir o preço do ingresso para as arquibancadas: “Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, disse Gabriel David, recém-empossado presidente da Liesa.

Na configuração de dois dias, o desfile começava às 22h e terminava por volta das 5h30 – eram seis escolas e cada uma tem 70 minutos de desfile, mas sempre há alguns minutos de demora entre o final de uma e o início de outra. É comum que parte do público chegue após os primeiros desfiles ou vá embora antes dos últimos, para ver especificamente sua escola predileta.

Desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio: em vez de seis agremiações em dois dias, quatro ao longo de três dias, a partir de 2025. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Com quatro escolas por noite, segundo a reportagem apurou, o plano é começar às 23h e terminar por volta das 4h. Pode ser que o tempo de desfile por escola seja ampliado – o regulamento ainda está em discussão e deve ser concluído até o próximo dia 23, quando haverá o sorteio da ordem das apresentações.

Outro plano da Liesa é oferecer outro tipo de atração após o desfile – oficialmente, a entidade afirmou que “o espetáculo ganhará ainda mais atrativos, com novidades que garantam a presença do público na Sapucaí após o encerramento de cada dia, até o amanhecer”.

Publicidade

Até este ano, na terça-feira o sambódromo era ocupado pelo desfile das escolas mirins, que agora vão passar para um novo dia da semana, ainda não definido. A data será escolhida em comum acordo com a Associação das Escolas Mirins do Rio (Aesm-Rio), que organiza o desfile, e com o poder público.

O Desfile das Campeãs está mantido para o sábado seguinte, com as seis primeiras colocadas festejando o resultado.

Ordem de desfile

Domingo, 2 de março: Em 2025, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro (a segunda divisão das escolas de samba), vai ser a primeira a desfilar no domingo, 2 de março.

Segunda-feira, 3 de março: Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial neste ano (a pior colocada entre as não rebaixadas), vai abrir o desfile de segunda-feira, 3 de março.

Terça-feira, 4 de março: A Mocidade, 10ª colocada em 2024, será a primeira a desfilar na terça, dia 4.

Publicidade

A ordem de desfile das demais será definida em sorteio no próximo dia 23, na Cidade do Samba (pela primeira vez esse sorteio será aberto ao público). A combinação será formada a partir de três grupos de três escolas (cada escola de um mesmo grupo desfila em um dia): Mangueira, Portela e Beija-Flor; Grande Rio, Viradouro e Salgueiro; Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.