A apresentadora Sabrina Sato, de 42 anos, e o ator Duda Nagle, de 39, anunciaram na terça-feira, 22, o fim do relacionamento que mantinham desde 2016. Apesar do término, ambos disseram que a prioridade no momento é continuar com uma boa relação pelo bem da filha Zoe, de 4 anos.
“Há quatro anos nasceu a Zoe, o maior presente que poderíamos receber, a pessoa mais importante das nossas vidas. O nosso desejo de educá-la da melhor forma vai nos manter parceiros e amigos”, escreveu Sabrina em suas redes sociais. O ator reforçou a ideia, dizendo: “Seguimos juntos na criação da Zoe e na amizade”.
A boa comunicação e a relação de respeito entre pais separados são o ponto de partida para tornar a nova realidade menos traumática e mais confortável para os filhos. Abaixo, veja algumas dicas de especialistas sobre como lidar com o término do relacionamento da melhor maneira possível para as crianças.
Como facilitar o término de um casal para as crianças?
- Ofereça estabilidade. Mostre à criança que, apesar da separação, o cuidado com ela está garantido. É importante que ela perceba que a separação não muda a relação dela com os pais.
- Priorize a criança. Mesmo com ressentimentos que podem causar a separação, é preciso colocar a criança no centro da situação, uma vez que ela é a parte mais frágil dessa história.
- Diga o necessário. Nem tudo precisa ser dito, em especial aspectos da vida privada do casal. Escute o que as crianças têm a dizer e informe apenas aquilo que diz respeito ao futuro delas.
- Proteção. É importante proteger as crianças nesse momento. Evite utilizar os pequenos como vingança contra seu ex-parceiro e opte sempre por uma relação respeitosa.
- Abrace as reações. Crianças expressam seus sentimentos de diferentes maneiras. Seja como for, as reações devem ser acolhidas para que os filhos externalizem aquilo que sentem.
- Presença. O ideal é que os filhos convivam pelo mesmo período de tempo com ambos os pais. E esses acordos precisam ser mantidos fielmente para não criar expectativas nos pequenos.
- Ajuda. Quando há dificuldades para lidar com a situação, pode ser necessário buscar ajuda. Pode ser por meio de um professor, médico, assistência social ou até mesmo a terapia familiar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.