Rodovia Fernão Dias fica coberta de gelo após chuva de granizo em Minas; veja vídeos

Temporal deve voltar a atingir regiões do Estado nesta terça. Em São Paulo, previsão é de ‘chuva de gelo’ na quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Atualização:

A passagem de uma nova frente fria nesta terça-feira, 4, reforça a previsão de temporais na Região Sudeste do País, com quadro de instabilidade na primeira semana de outubro. Segundo a Climatempo, uma mudança no padrão da circulação de ventos vai favorecer o aumento da nebulosidade e o retorno da chuva forte especialmente sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, aumentando o risco de temporais. Permanece a possibilidade de queda de granizo.

PUBLICIDADE

As fortes áreas de instabilidade que se formaram sobre Minas provocaram nuvens muito carregadas que causaram chuva forte, ventania com mais de 70 km por hora e também tempestades de granizo na segunda-feira, 3.

Conforme a Climatempo, a queda de granizo foi intensa no sul do Estado, cobrindo grandes áreas com pedras de gelo, que formaram um tapete branco. Nas redes sociais, usuários publicaram vídeos da Rodovia Fernão Dias cheia de gelo. A estrada foi atingida principalmente no trecho de São Gonçalo do Sapucaí, que fica a 330 quilômetros de Belo Horizonte.

Na segunda-feira, ao publicar vídeo sobre a condição da Fernão Dias, a Arteris Fernão Dias, que administra a rodovia, postou mensagem de alerta aos motoristas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos cinco cidades de Minas Gerais registraram queda de granizo na tarde de segunda-feira: Barbacena, Bambuí, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí e Rio Pomba. A situação deve permanecer nesta terça-feira.

Publicidade

A chuva vai permanecer de forma frequente e persistente ao longo desta semana, afirma a Climatempo. O risco é de temporais e chuva forte nos quatro Estados do Sudeste, inclusive nas capitais.

Temporais vão atingir a região Sudeste nesta semana.  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

“As temperaturas melhoram um pouco entre a quinta-feira, 6, e a sexta-feira, 7, e o ar fica abafado. Na quinta, ainda chove forte em São Paulo, com risco de temporais e queda de granizo, e no Triângulo Mineiro, mas boa parte da região já tem redução no volume de chuva. As capitais devem registrar pancadas de chuva mais isoladas no período da tarde”, informou a meteorologia.

Segundo a Climatempo, na sexta-feira, a chuva ganha força devido à passagem de uma nova frente fria sobre a região. O Rio de Janeiro volta a ficar em alerta para chuva persistente e com alto potencial de transtornos.

No centro-sul de Minas, a precipitação volta acontecer de forma forte e com risco de temporais, mas em São Paulo, apesar do dia começar instável, a tendência é de redução da chuva.

Na capital do Espírito Santo, a semana permanece com sensação de abafamento e a chuva vai ganhando mais intensidade, porém, até a sexta-feira, as pancadas ficam restritas ao período da tarde, de acordo com a Climatempo.

Publicidade

Frio no Sul do País

Na Região Sul do Brasil, uma massa de ar frio e seco proporcionou um amanhecer muito frio para esta época do ano nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, conforme a MetSul. Temperaturas negativas são comuns até setembro, mas o frio abaixo de zero permanece diante de incursões de ar mais frio.

Estações indicaram mínimas de -0,1ºC em São Francisco de Paula, 1,4ºC em Cambará do Sul, 3,1ºC em Canela, 3,2ºC em Gramado, 3,3ºC em Caxias do Sul e 4,0ºC em Monte Alegre dos Campos.

Os mapas apontam projeções de anomalia de temperatura no Sul do Brasil nas quatro semanas de outubro em que se observa a tendência de temperatura predominantemente abaixo da média, diz a MetSul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.