Nova Zelândia confirma 2 mortes após terremoto

Um poderoso tremor foi registrado nas proximidades da cidade de Christchurch na madrugada de segunda-feira no horário local (cerca de 9h de domingo em Brasília), causando danos a prédios num raio de mais de 200 quilômetros, na capital Wellington

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, afirmou que duas pessoas morreram em um poderoso terremoto registrado na nação do Pacífico. "Não temos nenhuma indicação neste momento para acreditar que a situação vai piorar, mas não podemos descartar essa possibilidade", disse Key a repórteres em Wellington, acrescentando que detalhes das mortes ainda estavam sendo confirmados.

Key disse que um helicóptero militar foi enviado à cidade costeira Kaikoura, um destino turístico, próxima do epicentro do terremoto de magnitude 7,8, a aproximadamente 91 km ao norte de Christcrhuch, em South Island.

Terremoto de magnitude 7,8 atinge região da Nova Zelândia Foto:

PUBLICIDADE

As primeiras ondas do tsunami chegaram neste domingoà costa leste da Nova Zelândia. "As pessoas na costa leste (incluindo as ilhas Chatham), perto do epicentro, podem esperar ondas de entre três e cinco metros. Movam-se em direção a áreas elevadas", alertou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres neozelandês em sua conta no Twitter.

As primeiras retiradas foram efetuadas na parte nordeste da Ilha do Sul, onde aconteceu o tremor. O Ministério recomendou aos moradores do litoral leste do país que se desloquem "rumo a zonas elevadas ou o mais possível terra dentro", assim como a subir nos andares superiores dos edifícios ou até mesmo emárvores.

O poderoso terremoto foi registrado nas proximidades da cidade de Christchurch na madrugada de segunda-feira no horário local (cerca de 9h de domingo em Brasília), causando danos a prédios num raio de mais de 200 quilômetros, na capital Wellington.

Publicidade

Também foi registrado um tremor de magnitude 6,2 no noroeste da Argentina na manhã deste domingo, 13. Até o momento, não há relatos de danos materiais ou de feridos. O epicentro do tremor foi a 26 quilômetros ao norte da comunidade de Chilecito na província de La Rioja, com uma profundidade de cerca de 100 quilômetros.

Um poderoso terremoto de magnitude 7,8 sacudiu a Nova Zelândia, alertando um tsunami e derrubando energia e serviços de telefonia em muitas partes do país Foto: Marty Melville/ AFP

Em Wellington, 214 quilômetros a norte do epicentro do terremoto, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em algumas localidades. Algumas janelas foram quebradas e chaminés colapsaram. 

A rampa de carregamento de caminhões no cais do Ferry Interisland caiuapós o terremoto na região de Wellington, Nova Zelândia Foto: ROSS SETFORD/ EFE

O centro do terremoto foi a 93 quilômetros a norte de Christchurch, de acordo com dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Num primeiro momento, foi atribuída magnitude de 7,4 ao terremoto e, mais tarde, o serviço americano já indicava magnitude de 7,8 na escala Richter.

O terremoto foi relativamente superficial, com profundidade de 10 quilômetros. Terremotos assim tendem a ser sentidos com maior força na superfície.

Vidros e destroços na calçada em Wakefield Street, Wellington Foto: ROSS SETFORD/ EFE

O tremor trouxe lembranças de outro terremoto, em 2011, que atingiu Christchurch, destruindo grande parte da cidade e matando 185 pessoas. O evento de hoje, porém, ocorreu muito mais distante de qualquer grande centro populacional. / AP e EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.