PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Claro abre dois canais do Sportv para transmissão acessível dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Competições com participação dos atletas brasileiros terão prioridade; cerimônias de abertura e encerramento também estão na cobertura; startup BePlay é responsável pelos recursos.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Canais 433 e 533 terão transmissão acessível e programação do Sportv. Foto: blog Vencer Limites.


Dois canais da Claro tv+ serão liberados pela operadora para transmissão acessível dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. Os recursos de audiodescrição, legenda e interpretação na Lingua Brasileira de Sinais (Libras) são fornecidos pela startup BePlay. A prioridade é para competições com participação de atletas brasileiros.

PUBLICIDADE

Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto (Olímpicos), e 28 de agosto a 8 de setembro (Paralímpicos), os canais 433 e 533 terão a mesma programação, do Sportv, e vão apresentar na tela um QR Code que encaminha à página da BePlay, onde o usuário escolhe o recurso.

Também é possível acessar diretamente o website no link app.beplay.io/claro ou, para quem usa o sistema, acionar a Alexa (inteligência artificial da Amazon) e pedir para acompanhar os canais.

O primeiro evento com cobertura acessível será a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, prevista para começar às 14h30, horário do Brasil, desta sexta-feira, 26.

Essa é a terceira transmissão acessível de evento esportivo mundial feita pela Claro. A mesma estrutura foi usada na Copa do Mundo de 2022 e na Copa Feminina de 2023, ambas com cobertura no canal 533 e programação do Sportv.

Publicidade

É fundamental destacar que acessibilidade não é favor ou benevolência, mas uma obrigação de todos os prestadores de serviços de telecomunicações, conforme estabelece o artigo 65 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015).


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.