Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

McDonald's: práticas para pessoas com deficiencia estão mantidas no Brasil, diz Arcos Dorados

Operadora da marca na América Latina e no Caribe afirma que mudanças no programa de diversidade nos EUA não afetam a contratação de trabalhadores com deficiência na rede brasileira.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura

Siga o canal 'Vencer Limites' no WhatsApp

Ouça todos os episódios da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado

PUBLICIDADE


As mudanças de algumas práticas de diversidade no McDonald's dos EUA não vão afetar a contratação de pessoas com deficiência no Brasil, afirma a Arcos Dorados, operadora da marca na América Latina e Caribe.

Questionada por Vencer Limites nesta sexta-feira, 10, a empresa respondeu que, no Brasil, "a Arcos Dorados mantém suas práticas e seus programas referentes à contratação de pessoas com deficiencia".

O McDonald's, nos EUA, anunciou nesta segunda-feira, 6, a modificação de práticas de diversidade, citando decisão da Suprema Corte do país norte-americano em 2023, que proibiu ação afirmativa nas admissões de universidades. É a mais recente de grandes empresas a mudar suas estratégias de diversidade, equidade e inclusão. Walmart, John Deere, Harley-Davidson e outras reverteram suas iniciativas no ano passado.

Publicidade

No Brasil, segundo a Arcos Dorados, somente em 2024, aproximadamente 800 profissionais com deficiência foram contratados.

"A companhia conta com cerca de dois mil colaboradores com deficiência, dos quais cerca de 70% não tinham conseguido nenhuma oportunidade anteriormente, e 72% são pessoas com deficiência intelectual, o que é ainda mais difícil de encontrar no mercado de trabalho", destaca a operadora.

No comunicado publicado na segunda-feira, 6, com o título "Our Commitment to Inclusion at McDonald's", ou "Nosso compromisso com a inclusão no McDonald's", a empresa americana explica que seu modelo de negócios depende do apoio dos franqueados às suas comunidades.

"Parte do nosso compromisso inclui capacitá-los para defender causas e participar em atividades que tenham repercussão nos seus clientes e comunidades, de uma forma que seja fiel ao DNA da nossa marca. Também contamos com redes de negócios de funcionários e grupos de afinidade de franqueados para nos ajudar a resolver problemas de negócios. Este importante trabalho continuará e os líderes do McDonald's continuarão a ser responsabilizados pela promoção de um ambiente inclusivo nas suas equipes", diz o McDonald's.

Leia a íntegra da resposta da Arcos Dorados

Publicidade

A Arcos Dorados, operadora da marca McDonald's na América Latina e Caribe, é reconhecida por ser uma grande porta de entrada no mercado de trabalho para jovens sem experiência, mas sua atuação vai muito além. Dentre seus princípios e pilares estratégicos, está a inclusão, e com uma atuação focada de seu Comitê de D&I, promove diversas iniciativas para oferecer um ambiente psicologicamente seguro e respeitoso.

PUBLICIDADE

Pioneira na inclusão de pessoas com deficiência, com um programa idealizado antes mesmo da Lei de Cotas de 1991, no Brasil a companhia conta com cerca de 2 mil colaboradores com diferentes tipos e graus de deficiência, dos quais cerca de 70% não tinham conseguido nenhuma oportunidade anteriormente e 72% deles são pessoas com deficiência intelectual, o que é ainda mais difícil de encontrar no mercado de trabalho. Assim, a empresa adota um olhar atento e individualizado, com foco no desenvolvimento e no estímulo para que alcancem seu máximo potencial.

Para isso, a Arcos promove uma série de ações afirmativas como treinamentos adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, sem limite no tempo de aprendizagem; todos os cursos contam com tradução em libras; os colaboradores têm acesso a consultas online e gratuitas com psicólogos e médicos; conta com um Guia de Treinamento de Pessoa com Deficiência com boas práticas de inclusão; e pensando também em seus clientes, a rede disponibiliza cardápios em braile e pictogramas nos restaurantes McDonald's, visando uma experiência mais acessível e respeitosa, e contribuindo para uma sociedade mais justa.

Somente em 2024, cerca de 800 profissionais com deficiência foram contratados pela companhia e todas essas ações são também impulsionadas por meio de alianças e parcerias com diversas instituições e ONGs especializadas, como o Instituto Jô Clemente (IJC), a Rede Cidadã e o Oportunidades Especiais.

Reconhecimentos:

Publicidade

2ª Melhor Empresa para Trabalhar, na categoria Pessoas com Deficiência, do ranking GPTW Diversidade 2023.

Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pela iniciativa "Inclusão Além da Cota", em 2021 e 2022. Além da conquista do selo em 2023 e 2024 por sua atuação transversal em D&I.

Reconhecimento Global da ONU por Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência, em 2018.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.