Siga o canal 'Vencer Limites' no WhatsApp
Ouça todos os episódios da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado

Um painel publicitário no Metrô de São Paulo, na estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul, reconhece pessoas com deficiência visual e aciona a audiodescrição de anúncios. É o primeiro do tipo no País e uma demonstração das possibilidades ampliadas pela tecnologia para inclusão em todos os setores, principalmente no consumo, e um reforço da importância da acessibilidade para garantir autonomia, independência e poder de decisão à população com deficiência.
O protótipo fica instalado até o fim de março e aplica inteligência artificial desenvolvida pela Bizsys - produtora tecnológica e cenográfica de projetos especiais em mídia 'Out of Home', ou OOH -, para reconhecer a bengala usada por pessoas cegas (branca), surdos-cegas (verde) ou com baixa visão (vermelha e branca).
OOH é uma estratégia de publicidade que atinge as pessoas quando elas estão fora de casa, em espaços públicos ou em movimento. Pode ser analógica ou digital e inclui outdoors, painéis digitais, anúncios em transportes públicos, telas em elevadores e aeroportos, backlight, frontlight, backbus, busdoor, empena (mídia de grande dimensão em paredes externas de edificios) e também mídia de projeção.
Segundo Rodrigo Cassino, diretor-executivo da Bizsys, o sistema ainda não identifica pessoas cegas com cão-guia, mas a ideia é que, no futuro, a equipe de desenvolvimento consiga fazer com que a plataforma tenha essa especialidade.
Uma característica essencial, explica o executivo, é que o sistema sabe diferenciar os objetos e identificar a diferença entre bengalas de apoio e bengalas de assistência às pessoas cegas e com baixa visão.
A iniciativa, chamada de 'OOH Para Todos' partiu da JCDecaux, multinacional líder do segmento, tem colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos e criação da Euphoria Creative. Apresenta anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann's, Ticket e do próprio Metrô de São Paulo.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o funcionamento do recurso em situação real.
FICHA TÉCNICA
Agência Criativa: Euphoria Creative
Criação: Marcelo Rizério, Ricardo Alonso, Bianca Fratus, Davi Correa, Matheus Mauad e Lucas Mota
Estratégia: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Roberta Balbino e Paula Baião
Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Paula Porto e Christyan Esper
Mídia: Tiago Santos, Eliane Bernardino, Lucas Uehara, Marcus Paschero e Cauan Carvalho
Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga
--
Produtora de imagem: Sugarcane Filmes
Diretor: Igor Selingarde
Produtor Executivo: André Mortara
Atendimento Produtora: Bruna Nogueira
Diretor de Fotografia: Caio Nigro e Heitor Pontes
1º Assistente de Câmera: Willian de Oliveira Alves
2º Assistente de Câmera: Bruno Pereira
Videomaker (diária de montagem): Caio Canine
Coordenador e Diretor de Produção: Murilo Paiva
Ajudantes de Produção: Thiago Gama e Larissa Nascimento
Técnico de Som Direto: Luis Boggian
--
Pós-Produção
Montador: Igor Selingarde e Gabriel Bargmann
Color: Guilherme Fuchs
Motion: Ras - NODE POST
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coordenadora de Pós: Marcela Antunes
--
Produtora de Áudio: HEFTY
Produção Musical: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Eduardo Rossi, Celso Moretti, Tuco Barini e Renan Marques.
Atendimento: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Ana Peluzo e Karin Borba
Coordenação: Larissa Durante e Susi Rodrigues
--
Tecnologia: BIZSYS
CEO / Diretor de produção - Rodrigo Cassino
Head de Software: Renato Caetano
Dev Software: Fabricio Martins
Head de Eletrônica: Natan Antonio
TI: Jonatham Antonio
Oficina / Montagem - Fernando Berengut e Odailton Corrêa
--
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Alexandre Munck - Superintendente Executivo
Taisa Pelucio - Gerente de Marketing e Captação de Recursos
Rodrigo Torres - Consultor de Marketing
Bruno Rocha - Coordenador Comercial
Joyce Souza da Silva Martins - Assistente Comercial
Lucas Matias Ferreira dos Santos - Consultor em Acessibilidade Jr
Regina Fátima Caldeira de Oliveira - Coordenadora de Editorial e Revisão
Andréia Aparecida da Silva Queiroz - Consultora em Acessibilidade Sênior
Edson Pereira do Rosário - Revisor braille pleno
Cleide Felisberto Feliciano - Revisor braille pleno
Alessandra Aparecida Lucio da Costa - Controlador de paginação
--
Audiodescrição
Narração: Lino Reis
Direção: Gustavo Nunes
Edição: Melina Marek
Roteirista de AD: Cláudia Scheer e Elizabete Ferreira
--
JCDecaux
Diretora de Marketing - Silvia Ramazzotti
Diretor de Vendas - João Binda
Analista de Marketing Sênior - Bárbara Jorge
Gerente de Inovação e Projetos Especiais - Paula Soares
Coordenador de Projetos Especiais - Lucas Assueiro