Diversidade e Inclusão

Painel publicitário reconhece pessoas com deficiência visual e aciona audiodescrição de anúncios

Protótipo instalado no Metrô de São Paulo usa inteligência artificial para selecionar usuários; vídeo mostra recurso em situação real; ação da JCDecaux, com tecnologia da Bizsys e criação da Euphoria Creative, tem colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura

Siga o canal 'Vencer Limites' no WhatsApp

Ouça todos os episódios da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado


Inteligência artificial reconhece pessoas cegas pelo tipo de bengala. Foto: Divulgação.

PUBLICIDADE


Um painel publicitário no Metrô de São Paulo, na estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul, reconhece pessoas com deficiência visual e aciona a audiodescrição de anúncios. É o primeiro do tipo no País e uma demonstração das possibilidades ampliadas pela tecnologia para inclusão em todos os setores, principalmente no consumo, e um reforço da importância da acessibilidade para garantir autonomia, independência e poder de decisão à população com deficiência.

O protótipo fica instalado até o fim de março e aplica inteligência artificial desenvolvida pela Bizsys - produtora tecnológica e cenográfica de projetos especiais em mídia 'Out of Home', ou OOH -, para reconhecer a bengala usada por pessoas cegas (branca), surdos-cegas (verde) ou com baixa visão (vermelha e branca).


OOH é uma estratégia de publicidade que atinge as pessoas quando elas estão fora de casa, em espaços públicos ou em movimento. Pode ser analógica ou digital e inclui outdoors, painéis digitais, anúncios em transportes públicos, telas em elevadores e aeroportos, backlight, frontlight, backbus, busdoor, empena (mídia de grande dimensão em paredes externas de edificios) e também mídia de projeção.

Publicidade


Segundo Rodrigo Cassino, diretor-executivo da Bizsys, o sistema ainda não identifica pessoas cegas com cão-guia, mas a ideia é que, no futuro, a equipe de desenvolvimento consiga fazer com que a plataforma tenha essa especialidade.

Uma característica essencial, explica o executivo, é que o sistema sabe diferenciar os objetos e identificar a diferença entre bengalas de apoio e bengalas de assistência às pessoas cegas e com baixa visão.

A iniciativa, chamada de 'OOH Para Todos' partiu da JCDecaux, multinacional líder do segmento, tem colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos e criação da Euphoria Creative. Apresenta anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann's, Ticket e do próprio Metrô de São Paulo.

Um vídeo publicado no YouTube mostra o funcionamento do recurso em situação real.

FICHA TÉCNICA

Publicidade

Agência Criativa: Euphoria Creative

Criação: Marcelo Rizério, Ricardo Alonso, Bianca Fratus, Davi Correa, Matheus Mauad e Lucas Mota

Estratégia: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Roberta Balbino e Paula Baião

Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Paula Porto e Christyan Esper

Mídia: Tiago Santos, Eliane Bernardino, Lucas Uehara, Marcus Paschero e Cauan Carvalho

Publicidade

Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga

--

Produtora de imagem: Sugarcane Filmes

Diretor: Igor Selingarde

Produtor Executivo: André Mortara

Publicidade

Atendimento Produtora: Bruna Nogueira

Diretor de Fotografia: Caio Nigro e Heitor Pontes

1º Assistente de Câmera: Willian de Oliveira Alves

2º Assistente de Câmera: Bruno Pereira

Videomaker (diária de montagem): Caio Canine

Publicidade

Coordenador e Diretor de Produção: Murilo Paiva

Ajudantes de Produção: Thiago Gama e Larissa Nascimento

Técnico de Som Direto: Luis Boggian

--

Pós-Produção

Publicidade

Montador: Igor Selingarde e Gabriel Bargmann

Color: Guilherme Fuchs

Motion: Ras - NODE POST

Finalizador: Olavo Ribeiro

Coordenadora de Pós: Marcela Antunes

Publicidade

--

Produtora de Áudio: HEFTY

Produção Musical: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Eduardo Rossi, Celso Moretti, Tuco Barini e Renan Marques.

Atendimento: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Ana Peluzo e Karin Borba

Coordenação: Larissa Durante e Susi Rodrigues

Publicidade

--

Tecnologia: BIZSYS

CEO / Diretor de produção - Rodrigo Cassino

Head de Software: Renato Caetano

Dev Software: Fabricio Martins

Head de Eletrônica: Natan Antonio

TI: Jonatham Antonio

Oficina / Montagem - Fernando Berengut e Odailton Corrêa

--

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Alexandre Munck - Superintendente Executivo

Taisa Pelucio - Gerente de Marketing e Captação de Recursos

Rodrigo Torres - Consultor de Marketing

Bruno Rocha - Coordenador Comercial

Joyce Souza da Silva Martins - Assistente Comercial

Lucas Matias Ferreira dos Santos - Consultor em Acessibilidade Jr

Regina Fátima Caldeira de Oliveira - Coordenadora de Editorial e Revisão

Andréia Aparecida da Silva Queiroz - Consultora em Acessibilidade Sênior

Edson Pereira do Rosário - Revisor braille pleno

Cleide Felisberto Feliciano - Revisor braille pleno

Alessandra Aparecida Lucio da Costa - Controlador de paginação

--

Audiodescrição

Narração: Lino Reis

Direção: Gustavo Nunes

Edição: Melina Marek

Roteirista de AD: Cláudia Scheer e Elizabete Ferreira

--

JCDecaux

Diretora de Marketing - Silvia Ramazzotti

Diretor de Vendas - João Binda

Analista de Marketing Sênior - Bárbara Jorge

Gerente de Inovação e Projetos Especiais - Paula Soares

Coordenador de Projetos Especiais - Lucas Assueiro


Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.