PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Tarcísio confirma fim da Secretaria da Pessoa com Deficiência de SP

"Responsável por essa agenda será o secretário de Justiça e Cidadania", diz governador eleito. Instituições reagem para manter protagonismo da pasta criada por lei em 2008.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Equipe escolhida por Tarcísio de Freitas não tem diversidade.  Foto: Estadão


O governador eleito de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou o fim da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A informação está em nota à imprensa divulgada nesta quinta-feira, 22.

PUBLICIDADE

"É importante esclarecer que toda a estrutura da secretaria para Pessoas com Deficiência será mantida e nenhuma política pública em andamento será descontinuada. A mudança está no fato de que a figura do secretário responsável por essa agenda será a do secretário de Justiça e Cidadania, que trabalhará não só pela manutenção como também pela ampliação dos direitos PCD. Essa pauta será fortalecida dentro de uma secretaria com atuação transversal e terá toda atenção do governador Tarcísio de Freitas", diz a nota.

A Secretaria de Justiça e Cidadania será comandada pelo desembargador aposentado Fábio Prieto.

Instituições que representam as pessoas com deficiência e que defendem os direitos dessa população estão tentando dialogar com o governador eleito para tentar reverter a decisão e manter o protagonismo da pasta.


Publicidade

Secretaria estadual da Pessoa com Deficiência de SP funciona no Memorial da América Latina.  Foto: Estadão


Criada pela Lei Complementar nº 1.038, de 06/03/2008, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência mantém diversos projetos, com destaque para as áreas de segurança e trabalho.

Reação - A extinção da pasta gerou reações, no que já se caracteriza como a primeira crise política do governo eleito. Uma nota conjunta foi divulgada por pessoas com deficiência e entidades.

"O Movimento Político das Pessoas com Deficiência, do Estado de São Paulo e do Brasil, repudia a intenção do Governador Eleito Tarcísio de Freitas de extinguir a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tornando-a uma coordenadoria da Secretaria de Justiça.

Isso significa um verdadeiro retrocesso no trato das questões relativas a esse segmento da população tão carente de políticas públicas e de respeito aos seus direitos.

Vamos nos organizar e lutar para barrar essa decisão equivocada do Governador Eleito.

Publicidade

Até porque ele não pode extinguir a SEDPcD por decreto, já que a Secretaria foi criada por lei e só pode ser extinta por outra lei, exatamente para dificultar iniciativas como a que estamos enfrentando agora.

Temos certeza de que os nobres Deputados Estaduais da ALESP não concordarão com tal medida e manterão esta Secretaria, que é tão importante e emblemática para as pessoas com deficiência de todo o país.

Caso o Governador Eleito não se manifeste, até hoje no fim do dia, no sentido de manter a SEDPcD, vamos reunir a militância em manifestação em frente ao escritório de transição, na Rua Boa Vista, 170, amanhã, 23/dezembro, às 10h30.

Mais do que nunca, *NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS!", destaca a nota.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.