As vendas de tablets no Brasil totalizaram 606 mil unidades no segundo trimestre, crescimento de 275 por cento em relação ao mesmo período no ano passado, informou nesta segunda-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC Brasil. O crescimento deve continuar veloz, com vendas totais de 2,6 milhões de aparelhos até o fim de 2012 e de 5,4 milhões em 2013, estimou o IDC. De acordo com a empresa de pesquisas, essa expansão é justificada pela introdução de novos modelos, principalmente aqueles fabricados por companhias chinesas, com preço menor do que 1.000 reais. "Apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de PCs, os tablets mantiveram o ritmo acelerado de crescimento", disse em comunicado o analista Attila Belavary, do IDC. "É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a 1.000 reais introduzidos no mercado". Esse fator influenciou também as configurações dos tablets comercializados no país: metade dos aparelhos vendidos tem tela de 7 polegadas e, entre esses, apenas um quinto tem conectividade 3G inerente ao dispositivo. O Brasil também passou a ser o 11o maior mercado de tablets do mundo no segundo trimestre. No mesmo período de 2011, era apenas o 17o. Já entre as economias emergentes Índia, China e Rússia, o país supera apenas a Índia. (Por Bruno Federowski)
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