Uma explosão em uma fábrica de gás e produtos hospitalares matou um homem de 29 anos e feriu outros dois nessa terça-feira, 1º, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O incidente, registrado por uma câmera de segurança, gerou intensa coluna de fumaça e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, a explosão aconteceu em uma área de recarga de cilindros de oxigênio da empresa Rhomagas. “São cilindros recarregados a uma pressão muito alta. Em uma ruptura, a expansão de gás acaba sendo muito grande, o que faz com que objetos sejam arremessados até mesmo em algumas residências aqui da região”, explicou o tenente Bortolini à rádio Banda B, de Curitiba.
A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar a causa da explosão. Em nota, a Rhomagás lamentou a morte e destacou “seu compromisso com a segurança” e disse cumprir “rigorosamente as normas legais e regulamentares aplicáveis às suas atividades”.
O vídeo registrado pela câmera de segurança mostra o momento em que parte da estrutura da fábrica é arremessada para o alto após a explosão. Quando os bombeiros chegam, porém, não havia focos de incêndio.
Uma das vítimas socorridas ao Hospital São José, em São José dos Pinhais, tem 52 anos e teve ferimentos graves. Um outro homem, de 30, sofreu ferimentos considerados moderados.
Após inspeções, realizadas com técnicos da área química da empresa, foi constatado que os setores de armazenamento e produção de nitrato de amônio, assim como o de armazenamento de argônio, não foram afetados.