Aurora ‘intensamente verde’ é capturada por astronauta a bordo da Estação Espacial; veja vídeo

Registro de Donald R. Pettit foi feito na segunda-feira, 6; ele foi lançado à ISS em 11 de setembro de 2024, de acordo com a Nasa

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

O astronauta Donald R. Pettit registrou da Estação Espacial Internacional uma aurora ‘intensamente verde’ como ele mesmo descreveu as explosões de raios solares em publicação feita nas redes sociais na segunda-feira, 6.

“Sobrevoando a aurora ‘intensamente verde’”, postou ele. No entanto, não especificou em qual região a estação espacial estava quando foi feito o registro.

Aurora 'intensamente verde’ é capturada por astronauta a bordo da Estação Espacial. Foto: Reprodução/X/@astro_Pettit

PUBLICIDADE

Conforme a Nasa, Pettit foi lançado para a Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave Roscosmos Soyuz MS-26 em 11 de setembro de 2024, acompanhado pelos cosmonautas da Roscosmos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner.

Atualmente, o astronauta está servindo como engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 72 a bordo do laboratório orbital, onde passará pelo menos até março deste ano conduzindo experimentos científicos e mantendo a estação espacial. Já é veterano da Nasa. Ele foi selecionado pela agência em abril de 1996. Desde então, teve participação em vários projetos da agência.

Publicidade

O que é uma aurora?

Uma aurora parece uma bela exibição de luzes no céu. Também podem ser vistas do espaço. Segundo a Nasa, o nome de uma aurora muda dependendo de sua localização.

“Se você estiver no hemisfério norte, ela é chamada de aurora boreal, ou luzes do norte, e se você estiver no hemisfério sul, então ela é chamada de aurora australis, ou luzes do sul”, explica a agência.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.