No verão de 2018, Marco Lo Presti trabalhou na criação de um adesivo subaquático forte usando fibroína de seda, que pode ser isolada dos casulos do bicho-da-seda. Enquanto limpava seu material de vidro com acetona, em um momento que ele chama de serendipidade, notou algo: um material semelhante a uma teia se formando no fundo do vidro. Pode-se dizer que seu Sentido Aranha vibrou.
“Era muito incomum de ver, mas eu queria tentar fazer esse adesivo de maneira dinâmica para a captura remota de objetos,” disse Lo Presti. “Eu disse: ‘por que não começamos outro desafio interessante: fazer o adesivo do Homem-Aranha’. E aqui estamos nós.”

Lo Presti é tanto um fã do Homem-Aranha quanto um professor assistente de pesquisa no Silklab da Universidade de Tufts (EUA), onde ele e outros pesquisadores passaram 18 meses entre 2021 e 2022 testando, coletando dados e, por fim, criando uma tecnologia de lançar teias.
Nela, um material líquido pode ser disparado de uma agulha, imediatamente solidificar como uma corda, aderir a um objeto e levantá-lo - não muito diferente do famoso rastejador de paredes da Marvel.
Eles publicaram suas descobertas em um artigo em setembro, compartilharam sua descoberta com o mundo no mês seguinte, e deixaram a imaginação dos fãs correr solta.
Soluções de fibroína de seda lentamente formam um hidrogel semissólido ao longo de horas quando expostas a solventes orgânicos como etanol ou acetona, mas Lo Presti disse que, quando a seda é misturada com dopamina, o processo de solidificação acelera. Lo Presti disse que quando injetou a solução de seda com dopamina, a solução de seda criou fibras pegajosas.
Quando a solução de seda é expelida através de uma agulha coaxial, um fino jato da solução de seda é cercado por um fluxo de acetona que desencadeia a solidificação.
“Algo como um lançador de teias só é encontrado nos filmes ou quadrinhos do Homem-Aranha,” disse Lo Presti. “Assim que notei essa característica no acetona por acidente, ficou claramente mais parecido com o Homem-Aranha do que o que eu poderia encontrar em aranhas.”
Lo Presti disse que foi difícil precisar exatamente quantas horas gastou nesse experimento, que não foi feito de maneira contínua, já que ele estava dedicado a outros projetos ao mesmo tempo.
“Espero que essa pesquisa possa ser inspiradora para algum cientista super-herói aspirante que queira perseguir seus sonhos,” disse Lo Presti. “Afinal, Peter Parker também era um cientista.”
O fluido de teia do Homem-Aranha data da primeira aparição do personagem no livro de quadrinhos de 1962 Amazing Fantasy Nº 15, pela lendária dupla da Marvel - o escritor Stan Lee e o artista Steve Ditko. Enquanto o personagem desenvolve força proporcional, velocidade e agilidade de uma aranha após um experimento radioativo que dá errado, ele tem de inventar seus próprios meios de balançar entre prédios e combater vilões.

Nos quadrinhos, Peter Parker inventa, ele mesmo, o fluido de teia e os lançadores, mas os ingredientes e a composição química nunca foram revelados. Conforme o Manual Oficial do Universo Marvel, o fluido de teia do Homem-Aranha é “um líquido que se adelgaça sob cisalhamento (praticamente sólido até que uma força de cisalhamento seja aplicada a ele, tornando-o fluido) cuja fórmula exata ainda é desconhecida, mas é relacionada ao náilon.”
Enquanto a maioria das adaptações dos livros de quadrinhos têm Peter Parker inventando seu próprio fluido de teia, os filmes dos anos 2000 que estrelam Tobey Maguire apresentam um Homem-Aranha com a habilidade de disparar a substância de seus pulsos.
Os lançadores seguiram o personagem para outras mídias. Em uma cena do filme de 2017 Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Peter escreve uma fórmula para “Fluido de Teia, Versão 3.01.” Essa fórmula, disse Lo Presti, continha muitos erros químicos.
A “solução de Lo Presti pode ser girada no ar com a ajuda de acetona e uma agulha coaxial formando fibras instantaneamente,” escreve Lo Presti em seu artigo. “Este trabalho apresenta o primeiro exemplo de um adesivo a distância. Esses materiais imitam as propriedades intrigantes dos fios de aranha.”
Mas não espere ver alguém impedindo criminosos com a mistura de Lo Presti, que tem suas limitações e contratempos, como fibras quebrando e a solução não sendo capaz de pegar tudo.
Veja também
As aplicações práticas do fluido podem estar longe, e esperar que o fluido de teia suporte o peso de um corpo humano pode ser uma projeção da cultura pop. “Há as lições da natureza, mas também uma reinterpretação baseada em um contexto de super-herói,” disse Fiorenzo Omenetto, que tem sido professor de Engenharia na Tufts por duas décadas e que trabalhou com Lo Presti no experimento. “O Homem-Aranha é bem famoso, então é natural pensar nisso quando você vê.”
Embora Lo Presti tenha dito que a teia é capaz de levantar pequenos objetos como pedregulhos e porcas de aço, ele e Omenetto disseram que a teia “ainda não” é capaz de levantar uma pessoa ou parar um trem em alta velocidade, como demonstrado em Homem-Aranha 2, de 2002.
“Para ser justo, o Homem-Aranha ainda é melhor nisso do que nós,” disse Omenetto. “Replicar esses tipos de habilidades é uma grande façanha. Estamos a muitos anos de poder balançar de um prédio a outro.”
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.