A plataforma Lattes é o sistema oficial que reúne informações de pesquisadores de todo o País. Ela pertence ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra a base de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações. É utilizada, entre outras coisas, para a análise de pedidos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
Confira abaixo como fazer um currículo na plataforma Lattes:
Como fazer um currículo Lattes:
Entre no site http://lattes.cnpq.br/. No lado direito da tela, clique em ‘Cadastrar novo currículo’. (ver imagem abaixo)
O primeiro passo é informar sua nacionalidade, o e-mail e criar uma senha. Atenção: estes serão os seus dados para fazer login na plataforma. (ver imagem abaixo)
A seguir, você deverá informar seus dados pessoais. Fique tranquilo, apenas seu nome e sobrenome estarão disponíveis na consulta pública. Atenção: é possível fazer opção pelo nome social. (ver imagem abaixo)
Em seguida, para fazer seu currículo Lattes, preencha os campos com os dados do seu endereço residencial e profissional. Estes dados também não ficarão disponíveis na consulta pública. Além disso, esta etapa solicita informações para contato. (ver imagem abaixo)
Agora, a plataforma Lattes solicita que você preencha os dados com sua formação acadêmica. Você pode adicionar tanto uma formação concluída quanto inacabada. (ver imagem abaixo)
O próximo passo é informar se você possui alguma atuação profissional atualmente. Caso tenha, basta preencher com a instituição em que trabalha, seu cargo e qual o tipo de vínculo. Caso não tenha atuação profissional, basta seguir adiante. (ver imagem abaixo)
Para finalizar a criação do seu currículo Lattes, preencha os espaços com sua área de atuação e suas habilidades linguísticas. (ver imagem abaixo)
Pronto! Você já criou seu currículo na plataforma Lattes. Agora você já pode informar artigos, pesquisas e demais trabalhos acadêmicos de sua autoria.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.