PUBLICIDADE

Como o tamanho da pupila varia com o tempo e qual efeito sobre a visão?

Grupo de pesquisadores selecionou 96 voluntários entre 18 e 87 anos. Testes foram feitos a partir de um dispositivo acoplado na cabeça dos voluntários com um rastreador ocular

PUBLICIDADE

Por Pedro Pannunzio

À medida que as pessoas envelhecem, suas pupilas diminuem e isso está diretamente relacionado com a diminuição da visão. É o que afirma um grupo de pesquisadores de universidades da Suíça e Alemanha que observou o comportamento ocular de 96 pessoas de idades diferentes.

PUBLICIDADE

O artigo foi publicado pela Royal Society. Esta é, de acordo com os pesquisadores, a primeira vez que a resposta pupilar é observada sob luz natural, fora de laboratórios. O grupo selecionou 96 voluntários, 48 homens e 48 mulheres, que foram divididos em cinco grupos, por faixas etárias. A idade dos voluntários variou de 18 a 87 anos.

Para estarem aptos a participar do estudo, os participantes tiveram que realizar algumas avaliações, incluindo um exame de uso de drogas para substâncias que podem alterar o tamanho da pupila, como cocaína e anfetamina.

Aparelho desenvolvido pelos pesquisadores para observar a atividade ocular dos voluntários Foto: Reprodução/Royal Society

Os testes foram feitos a partir de um dispositivo acoplado na cabeça dos voluntários com um rastreador ocular e uma pequena câmera, que gravou o olho dos participantes. Eles tiveram que realizar algumas tarefas, como caminhar ao ar livre, ou usar o computador, para que a atividade ocular fosse observada em diferentes contextos.

A conclusão, a partir da análise dos resultados, é que as pupilas diminuem até 0,4 milímetros por década. O tamanho da pupila humana pode variar de 2 a 8 milímetros, a depender de alguns fatores, como a luminosidade de determinado ambiente.

No total, mais de 300 amostras visuais foram colhidas e analisada pelos pesquisadores. Parte do material foi compilado em um vídeo que mostra o comportamento e tamanho de 64 pupilas diferentes simultaneamente. Veja abaixo.

A questão é que, de acordo com os pesquisadores, quanto menor o tamanho da pupila, menor é a luminosidade captada pelo olho e, portanto, menos nítida é a visão. “Tamanhos menores de pupila resultam em menor iluminação da retina”, diz o estudo.

Publicidade

Os pesquisadores também fizeram testes para investigar alguns fatores comumente apontados como causadores de aumento da pupila - talvez, agora, eles possam ser classificados como mitos. “Não encontramos indicação de que sexo, cor da íris ou consumo de cafeína afete o tamanho da pupila”, diz o artigo.

Para ler o estudo completo clique aqui.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.