Baleia-azul, tubarão-branco, tubarão-baleia, raia-manta, lula-colossal ... O oceano é uma terra de gigantes. Alguns deles tão grandes que, colocados lado a lado com um elefante africano na savana, fariam o paquiderme parecer um bicho de pelúcia, na mesma proporção de um poodle para um ser humano.
Para ser mais exato, um estudo publicado na revista científica Peer J resolveu tirar as medidas dos 25 maiores bichos de que se tem notícia nos oceanos. Os pesquisadores levantaram dados de diversas fontes para separar realidade das histórias de pescador e calcular o tamanho máximo (verificado ou estimado) que os indivíduos de cada uma dessas 25 espécies "gigantes" podem atingir.
Veja quais são os 10 maiores da lista, por ordem de comprimento:
1. Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata): 36,6 metros
A medida é baseada em um relato científico de 1865, levando em conta o comprimento total dos tentáculos ... os próprios autores reconhecem que a estimativa não é 100% confiável. De qualquer forma, é a maior água-viva dos mares.
2. Baleia-azul (Balaenoptera musculus): 33 metros
O maior animal do planeta, de fato, se forem consideradas todas as medidas. O mais indivíduo registrado foi capturado em 1930, em águas antárticas.
3. Cachalote (Physeter macrocephalus): 24 metros
A famosa Moby Dick! Se alimenta em águas profundas, abaixo de 1.000 metros. O nome "macrocephalus" significa "cabeça grande".
4. Tubarão-baleia (Rhincodon typus): 18,8 metros
O maior peixe dos oceanos -- lembrando que os tubarões são peixes e as baleias são mamíferos ... e que, apesar do nome, o tubarão-baleia é 100% tubarão e 0% baleia ... só tem esse nome por ser grande como uma baleia.
5. Tubarão-peregrino (Cetorhinus maximus): 12,3 metros
É um tubarão filtrador, que se alimenta de plâncton, por isso nada sempre com a boca aberta para capturar o alimento em suas brânquias.
6. Lula-gigante (Architeuthis dux): 12 metros
Supostamente, aquela que atacou o Nautilus na obra de Júlio Verne ... inimiga do Capitão Nemo.
7. Peixe-remo (Regalecus glesne): 8 metros
Peixe raro, de mar aberto; as medidas disponíveis são de exemplares que ficaram presos em águas rasas ou bichos mortos que apareceram na praia.
8. Raia-manta-oceânica (Manta birostris): 7 metros de envergadura
Animal migratório, ícone dos mares, que se alimenta de plâncton, extremamente dóceis.
9. Tubarão-branco (Carcharodon carcharias): 7 metros
O predador mais temido dos mares, "estrela" do filme Tubarão; as medições são controversas, há o relato de um exemplar com mais de 8 metros, capturado na ilha Mallorca, mas esse dado é questionado por especialistas.
10. Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina): 6,85 metros
Vivem na Antártida, o maior exemplar registrado é de um macho, que pesava 5 toneladas.
...
Para mais informações, veja o trabalho aqui: https://peerj.com/articles/715.pdf
Source:LiveScience
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.