O que o videogame pode fazer com o seu humor

Pesquisadores constataram efeitos positivos a partir de dados de mais de oito mil jogadores oriundos de 39 países

PUBLICIDADE

Foto do author Roberta Jansen

Jogar videogame pode ser bom para melhorar o humor, segundo estudo internacional coordenado pelo Instituto Internet Oxford, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A conclusão surpreendente é oriunda de dados de milhares de jogadores em dezenas de países, entre eles EUA, Canadá, Alemanha e Reino Unido.

O jogadores de videogame reportaram, de forma consistente, uma mudança significativa de humor depois de cerca de quinze minutos jogando PowerWash Simulator (PWS). Os jogos não eram vistos com bons olhos por acadêmicos até bem pouco tempo, mas isso vem mudando nos últimos anos com resultados de estudos científicos cada vez mais frequentes.

“As mudanças de humor nos jogadores de videogame a curto prazo ainda não são muito bem compreendidas. As pesquisas sobre jogos geralmente são feitas com estímulos artificiais, com jogos criados ou modificados na academia, em laboratórios e não em ambientes naturais”, disse um dos autores do trabalho, Matti Vuorre, pesquisador associado do Instituto Internet Oxford. “Desta vez, queríamos ver como o humor de uma pessoa jogando de verdade, em ambiente natural, é alterado.”

Jogar videogame induz à melhora do humor apos cerca de 15 minutos de atividade, segundo revelou novo estudo britânico. FOTO Anton/Adobe Stock Foto: Anton/Adobe Stock

PUBLICIDADE

Outro autor do estudo, Nick Ballou, pos-doutorando do Instituto Internet Oxford, afirmou:

“Analisando as experiências dos jogadores durante um jogo popular e comercialmente disponível, descobrimos fortes indícios de mudança positiva de humor ao longo da sessão. Nosso estudo corrobora o que pesquisas qualitativas feitas com jogadores de videogame em diversos países já vinham mostrando: as pessoas se sentem bem jogando”.

Os números do estudo

  • O estudo avaliou dados oriundos de 67.328 sessões de jogos realizadas por 8.695 jogadores em 39 países, e analisou o humor de cada um deles antes e durante o jogo. Os dados foram divulgados em setembro.
  • Foram reportadas 162.325 alterações de humor das pessoas que jogavam PowerWash Simulator (PWS); a maioria relatou mudanças positivas ao longo da sessão do que no início.
  • Os pesquisadores estimaram em 72% a porcentagem de jogadores com experiências positivas ao longo do jogo.

Os pesquisadores constataram que, em média, o humor dos jogadores aumentava em aproximadamente 0,034 unidades (em escala de 0 a 1), a partir do início do jogo, em geral depois de cerca de 15 minutos. Essa mudança de humor foi constatada em 72% dos jogadores e é comparável à que ocorre em outras atividades de lazer, como ler, fazer compras ou ouvir música.

A pesquisa foi feita a partir de uma versão levemente modificada do PWS, com o monitoramento do humor dos jogadores a partir de perguntas feitas como parte do jogo.

Publicidade

“Acreditamos que nossas descobertas são consistentes com a noção – da maioria das pessoas – de que jogar é uma atividade que ajuda a lidar como os estresses cotidianos e as variações de humor sem impactos a longo prazo”, afirmou Andrew Przybylskim do Instituto Internet Oxford, principal autor do trabalho.

“Entretanto, o fato de termos apenas um jogo – e um jogo que provavelmente não é representativo dos jogos mais jogados atualmente – sugere cautela em generalizar nossas descobertas”, acrescentou.

Para Przybylskim, novos trabalhos deveriam considerar avaliar os efeitos no humor do jogo PowerWash Simulator em comparação a outras atividades de lazer ou intervenções terapêuticas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.