
Padres brasileiros têm dedicado missas e pedido orações para o Papa Francisco, devido ao estado de saúde dele. No último domingo, o cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, destinou ao pontífice a celebração na Catedral da Sé, no centro da capital paulista. “A Igreja toda está unida em oração por ele para que se recupere e possa voltar às suas atividades”, disse Dom Odilo no início da cerimônia.
À coluna, o arcebispo defendeu a importância de sempre ter esperança. “Sabemos que o Papa tem idade, que o Papa tem uma infecção pulmonar, está com pneumonia. Isso, para a idade dele, é bastante grave. Mas confiamos que ele consiga reagir e superar a crise de saúde”, disse.
Dom Odilo destacou a importância de Francisco na união dos católicos e na renovação da igreja. “Estou recomendando que o povo reze para que ele possa se recuperar e para que ele também possa sentir o conforto da oração do povo”, relatou.
Na semana passada, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomendou que todas as igrejas rezem pelo pontífice. Presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), o cardeal Dom Jaime Spengler reforçou o pedido: “Sugerimos que cada comunidade insira uma prece particular em prol da saúde do Papa. E, como igreja, nós nos dirigimos ao Senhor, pedindo pela pronta recuperação (de Francisco)”.
No Pátio do Colégio, em São Paulo, referência entre jesuítas, ordem religiosa do Papa, o coral cantou o salmo em latim Oremus pro Pontifice nostro Franciscum. “Ele tem sido para nós como uma janela aberta no dia de primavera. Agradecemos por todo o bem que ele tem feito e que ele encontre em nós um apoio por meio da oração. Desejamos que Deus possa consolá-lo e que a nossa oração seja a expressão da nossa solidariedade”, afirmou o diretor da igreja, padre Carlos Alberto Contieri.
O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, também se juntou às preces. “Convido cada comunidade, cada paróquia, cada família e cada coração orante a se unir nessa intenção, pedindo à Virgem Maria, mãe da Igreja, que interceda por nosso amado Papa.”