
Semana de Arte Moderna, Ballet do IV Centenário de São Paulo, trajetória de mulheres musicistas e cantoras líricas, presença negra. Esses são alguns temas pesquisados atualmente por profissionais do Acervo do Theatro Municipal de São Paulo, um arquivo de mais de 70 mil itens que inclui centenas de programas de espetáculos, fotografias, registros audiovisuais e mais de 25 mil figurinos. Um dos destaques é a valiosa coleção de partituras históricas do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
O trabalho de pesquisa e difusão é conduzido pela gestão da Sustenidos desde 2021. “Este acervo é um verdadeiro tesouro e está passando por um minucioso processo de catalogação e de ampliação do acesso ao público”, afirma a diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa.
Ela conta que parte do acervo já está disponível para consulta e pesquisa em um portal online e é possível visitá-lo também na Central Técnica Chico Giacchieri, que recebe exposições temporárias de cenários e figurinos do Theatro. “Isso reforça o conceito de ‘Acervo Vivo’, que não só resgata a história, mas também dialoga com a realidade contemporânea de São Paulo”, explica Alessandra.
Para conhecer mais sobre esse patrimônio, o público pode participar das visitas educativas realizadas na Central Técnica. Elas acontecem às quartas e sextas, às 10h e às 14h, para grupos agendados de 20 a 50 pessoas.
As visitas guiadas no prédio do teatro acontecem de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h.