EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Ivo Herzog sobre julgamento de Bolsonaro: ‘É histórico por ser a 1ª vez que julgamos militares’

Filho de Vladimir Herzog esteve na sessão do STF durante o julgamento do ex-presidente

PUBLICIDADE

Foto do author Malu Mões
Ivo Herzog durante julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal em 25 de março de 2025.  Foto: Gustavo Moreno/STF

Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela ditadura, e fundador do instituto que leva o nome de seu pai, afirmou que decidiu estar na primeira fila do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (25), devido ao “momento histórico” e ao simbolismo que isso representa na luta de sua família.

PUBLICIDADE

“É a primeira vez que conseguimos que a justiça atue e julgue agentes do Estado por um atentado à democracia. É uma luta que travamos há muito tempo, buscando justiça pelos crimes cometidos durante a ditadura. Aguardamos quase 50 anos por um julgamento dos responsáveis pela morte do meu pai”, explicou Ivo, em conversa com a coluna, após deixar o tribunal.

“Continuamos aguardando, mas agora, de repente, vemos uma luz de esperança”, afirmou Ivo, que acredita que o julgamento sobre a morte de seu pai está “mais próximo do que nunca”, devido ao STF ter colocado novamente em pauta a revisão do parecer sobre a Lei de Anistia.

Ivo relatou que sua presença na Corte em Brasília nesta terça-feira também foi uma forma de prestigiar o Tribunal durante “o momento tenso” que o STF enfrenta, com ataques ao Judiciário. “A principal mensagem é que a democracia não é simplesmente o dia do voto. Ela é construída através dessas instituições sólidas que impediram que o golpe de 8 de janeiro acontecesse. E essas instituições, essa democracia, foram conquistadas com muita luta e indignação por pessoas como meu pai, minha mãe e centenas, ou até milhares, de mortos e desaparecidos”, destacou.