
Autoridades vão se dividir no carnaval em dois grupos: os foliões, que vão para sambódromos e blocos, e aqueles que preferem só descansar.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende passar o feriado em sua base eleitoral: no sambódromo de Macapá, para assistir aos desfiles do “maior carnaval da Amazônia”, como ele descreve. Ele fez um convite até para os seguidores nas suas redes sociais o encontrarem no “sambódromo e vibrar juntos” pelas escolas de samba amapaenses.
Outro que vai para seu reduto eleitoral é o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), mas ele não quis saber de folia. O ministro da Indústria, Comércio e Serviços vai deixar Brasília e passar a data descansando na cidade natal, Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) vai passar o carnaval em Angra dos Reis, no litoral fluminense. Ele pretende ficar na casa de veraneio da família na praia de Mambucaba.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), vai tentar fugir da muvuca da capital paulista durante o feriado. Ele planeja passar os quatro dias no Palácio Boa Vista, em Campos de Jordão, no interior paulista, com a família.
Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), segue na cidade, dividindo a atenção entre o Camarote da Cidade, no Sambódromo do Anhembi, e a central de monitoramento Smart Sampa, onde a Defesa Civil acompanha alertas de chuva e calor e a Guarda Civil Metropolitana fiscaliza suspeitas de crimes, por meio das câmeras de reconhecimento fácil do programa.
Os ministros petistas Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, também estarão na capital paulista. Corinthiano roxo, Padilha costuma desfilar no Anhembi pela Gaviões da Fiel.
No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) vai assistir a todos os dias de desfile na Sapucaí, no camarote da Prefeitura. O prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE), é outro que estar perto da folia. João estará no Marco Zero durante todo o feriado e também deve acompanhar blocos em outros bairros da capital.
Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Luciana Santos (Ciência) devem passar o carnaval na capital pernambucana. João Campos deve chegar cedo no Galo da Madrugada, para verificar os preparativos e acompanhar o cortejo. Também estão nos planos visitas de fiscalização da limpeza das ruas após os desfiles.
No último fim de semana, o prefeito de Recife passou o fim de semana pré-carnaval em Olinda, com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro Silvio Costa Filho. Hugo Motta quer passar o feriado com a família longe de Brasília. Mas o destino não foi divulgado.