BOGOTÁ - O pintor, desenhista e escultor colombiano Fernando Botero, um dos artistas mais importantes do século 20, comemora nesta terça-feira, 19, 90 anos de vida cercado por sua família na cidade italiana de Pietrasanta e fazendo o que mais gosta no momento: pintar aquarelas.
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As comemorações do aniversário de Botero, o artista de figuras volumosas, começaram há várias semanas na Colômbia e no exterior porque o Mestre, como é chamado dentro e fora da esfera artística, está no auge de sua obra e “ansioso por continuar trabalhando”.
Sobre as homenagens, um de seus filhos, Fernando Botero Zea, que mora no México, disse à Efe que elas representam “o reconhecimento de uma carreira artística de quase 75 anos na qual trabalhou incansavelmente para alcançar o mais alto nível possível no campo da arte”.
Mestre Fernando Botero Angulo, o segundo dos três filhos do casamento de David Botero Mejía e Flora Angulo Jaramillo, veio ao mundo em 19 de abril de 1932, em Medellín, capital do departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia.
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“Ele está muito feliz com as comemorações que serão realizadas para ele em Medellín e em outras cidades do mundo. Está muito honrado com o carinho e admiração de tantas pessoas ao redor do mundo e feliz por completar 90 anos de idade com tanto reconhecimento”, observa Botero Zea, que estará com os irmãos Lina e Juan Carlos, comemorando o aniversário do pai.
Ele explica que o artista toma cuidado para não pegar covid-19, por isso não tem conseguido vê-lo com a frequência que gostaria e que seu contato tem sido por telefone.
A obra de Botero - pintura, escultura e desenhos - é tão vasta que seriam necessários vários livros para cobri-la, e suas obras, aclamadas em exposições ao redor do mundo, são amplamente apreciadas por colecionadores que pagam milhões de dólares por elas.
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Em 11 de março, por exemplo, sua escultura Homem a Cavalo foi vendida em um leilão de arte latino-americana na Christie’s em Nova York por US$ 4,3 milhões, um preço recorde para uma obra do artista.
Um estudioso da obra de Botero na Colômbia é o historiador da arte e curador independente Christian Padilla, que conheceu as pinceladas do mestre ao desenvolver sua tese de pós-graduação.
Além do reconhecimento por suas figuras volumosas, a mesma linha que seguiu com suas esculturas, Padilla ressalta que a obra do mais importante artista colombiano é aceita e admirada em todas as partes do mundo.
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Padilla assegurou que a contribuição de Botero para a arte latino-americana é variada e destaca os temas que aborda, como a “monumentalidade do homem mestiço, do homem indígena” que o artista “levou às últimas consequências”.
“Botero, nesse sentido, tem a importância de continuar com algumas ideias que surgiram de um aspecto político, de um aspecto cultural, de uma ideia nacionalista de se definir, de se identificar e de gerar diferenças entre o que foi o homem da Europa Ocidental e o homem americano”, explica o curador.
E acrescenta: “Botero atinge suas consequências máximas quando monumentaliza os personagens tomando elementos típicos da arte mexicana, mas que também assume, por exemplo, da arte pré-hispânica ou da arte popular”.
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Outro aspecto destacado por Padilla, que este ano concedeu a Cátedra Botero na Universidade Autônoma de Nuevo León, em Monterrey (México), é que os temas da obra do mestre “sempre estiveram centrados na vida latino-americana e, portanto, sua obra também assume aspectos que são muito comuns aos nossos países”.
“Na década de 1960, Botero já estava fazendo alguns comentários muito críticos e muito contundentes contra as ditaduras (...), por isso algumas imagens que parecem simplesmente humorísticas e alegres - como a Família Presidencial - realmente se tornam uma forma de ridicularizar poder na América Latina”, destaca o especialista.
Sobre o fato de pintar figuras roliças, Botero sempre respondeu que, caso sua obra fosse observada com atenção, seria possível notar que a deformação volumétrica em uma natureza-morta é a mesma que ele sempre usou em pessoas ou paisagens. Segundo o artista, o que ele sempre fezfoi uma exaltação do volume, não da gordura.
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Botero se destacou não apenas por seu trabalho artístico, mas também por suas doações a museus e outras instituições na Colômbia e em outros países.
A sua primeira doação foi para o Museu de Antioquia, ao qual deu sete pinturas a óleo, um pastel e duas aquarelas, e continua a fazê-lo com outras instituições.
Uma das mais importantes foi realizada em 1998, quando doou 123 obras de sua autoria e 87 de artistas internacionais ao Banco da República da Colômbia, com o qual se formou o Museu Botero, visitado anualmente por milhares de pessoas em Bogotá.
“Estou absolutamente convencido de que, mesmo unindo todos os esforços dos governos colombianos durante o século 20, eles não são iguais ao que Botero fez pela cultura em seu país em décadas”, enfatiza Padilla.
Nesse sentido, lembre-se que 23 esculturas de Botero estão expostas em La Plaza Botero, em Medellín, obras que contribuíram para melhorar o espaço público e a relação entre as pessoas e a arte.
Algumas das pinturas mais destacadas de Botero são Ecce Homo, Cabeça de Cristo, Mona Lisa aos 12 anos, La Colombiana, Casamento Country, Coleção de Músicos, Mulher na Frente do Espelho, A Carta, Celestina, A Noite e Descendo o Morro.
Entre as esculturas mais destacadas estão A Mão, Torso, O Pássaro, A Dama, A Bailarina na Barra, O Soldado Romano, Coleção de Gatos, O Casal, Maternidade, O Cavalo e A Guitarra.