Casa de leilões exibe 'Salvator Mundi' de Leonardo da Vinci em Londres

Após exposição, quadro será levado para Nova York e leiloado, com estimativa de atingir o valor de 100 milhões de dólares

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A casa de leilões Christie's apresenta nesta terça-feira, 24, em Londres, no Reino Unido, o emblemático quadro Salvator Mundi do pintor renascentista italiano Leonardo da Vinci, que será leiloado em uma sessão em Nova York no dia 15 de novembro. O quadro, que já foi exibido em Hong Kong e em San Francisco (EUA), poderá ser contemplado na capital britânica até o próximo dia 26, quando será transportado para Nova York, onde será colocado à venda em uma sessão da Christie's dedicada à Arte do Pós-guerra e Contemporânea.

Público observa o quadro 'Salvator Mundi' de Leonardo da Vinci Foto: Tolga Akmen/ AFP

Por esta obra excepcional, que representa o maior achado artístico do século 21, a casa espera obter um valor de aproximadamente US$ 100 milhões. O 'Salvator Mundi' data do ano de 1500 e mostra Jesus Cristo como salvador do mundo, vestido com roupas adornadas, segurando uma esfera de vidro com a mão esquerda, enquanto eleva a direita em sinal de bênção. A casa Christie's lembrou em um comunicado, durante muito tempo havia suspeitas de que o quadro ainda existia, mas acreditava-se que tinha sido destruído até sua redescoberta em 2005. Para Loic Gouzer, presidente da seção de Arte do Pós-guerra e Contemporânea da casa de leilões em Nova York, o 'Salvator Mundi' "é um quadro da figura mais emblemática do mundo, feita pelo artista mais importante de todos os tempos". "Apesar ter sido criado há aproximadamente 500 anos, o trabalho de Leonardo segue sendo muito influente hoje como nos séculos 15 e 16", acrescentou o especialista, que frisou que a inclusão desta obra no leilão supõe "um testamento à relevância duradoura desta pintura".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.