Para quem se interessa pelo universo fashion, a exposição fotográfica Sutorīto Fashion: moda de rua traz tendências desde 1950 até 2020 das ruas do Japão para a Japan House (JHSP), na Avenida Paulista, em São Paulo. A mostra tem início na terça-feira, 25 de junho, até 20 de outubro.
Com início em um contexto pós-guerra, a série de fotos, sob a coordenação do diretor de moda Souta Yamaguchi, mostra como a juventude incorpora as tendências internacionais em looks “cotidianos, gerando uma identidade muito particular, criativa e inovadora”, como explica a Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, em comunicado à imprensa.
“Essa exposição faz parte do ciclo de moda que iniciamos em maio deste ano e tem como foco o cotidiano japonês e como as recentes mudanças culturais e sociais afetaram a moda de rua dos jovens”, finaliza.
Para além das influências internacionais, há também a disseminação da contracultura japonesa no contexto da moda, que desde 1950, no período de reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, gera uma resposta da juventude tanto nas roupas quanto no cinema e na música.
Algumas décadas depois, a exposição do país à indústria do fast fashion, a partir dos anos 2000, vingou no surgimento de um dos maiores movimentos de contracultura da moda oriental, com grande inspiração na revista FRUiTS: o Harajuku. Criado por jovens na região de mesmo nome, no distrito de Shibuya, Tóquio, o estilo retomou a criatividade e o maximalismo, ambos perdidos na indústria após o grande terremoto ocorrido no leste do Japão, em 2011.
A exposição possui audiodescrição e vídeo libras, e reúne fotos exclusivas da revista japonesa sob apoio da Across, além de ter entrada gratuita.
Confira fotos exclusivas da exposição
Leia também
Exposição Sutorīto Fashion: moda das ruas
- Quando: 25 de junho a 20 de outubro de 2024
- Onde: Japan House São Paulo, térreo - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
- Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
- Ingressos: Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.
* Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.