Obra de Pierre Verger é revista pela fotógrafa Maureen Bisilliat em mostra

Exposição ‘Ver a Vida com Verger’ marca inauguração da nova sede da Galeria Marcelo Guarnieri em novembro

PUBLICIDADE

Foto do author Antonio Gonçalves Filho

A Galeria Marcelo Guarnieri inaugura sua nova sede, no próximo dia 19, com a exposição Ver a Vida com Verger, que promove um encontro entre a obra do francês e a da inglesa Maureen Bisilliat, dois fotógrafos cuja contribuição para a cultura brasileira é imensa. A seleção das fotos feita por Bisilliat tem imagens de Verger registradas entre as décadas de 1930 e 1950 (entre elas a dos pescadores desta página) e fotografias recentes de Maureen de sua série Perspectivas (2021), elaborada com material de seu arquivo. Ver a Vida com Verger por Maureen Bisilliat abre o novo espaço da Galeria Marcelo Guarnieri, que funcionará no número 1.054 da Alameda Franca, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Em Perspectivas, Maureen Bisilliat reúne suas fotografias dos ensaios Pele Preta, Sertões, Caranguejeiras e A João Guimarães Rosa, imprimindo as imagens em novas configurações. Nas fotografias de Pierre Verger selecionadas por Maureen Bisilliat há uma predominância de retratos, registros de trabalhadores e celebrações populares.

São temas também tratados por Maureen Bisilliat e que permitem um contato mais próximo com pessoas das camadas populares por meio de seus movimentos de corpo, expressões e costumes. Para ambos, essas imagens apresentam o Brasil não só para os estrangeiros, mas estabelecem um diálogo interclassista que há muito se perdeu no País.

Ver a vida com Verger

Galeria Marcelo Guarnieri (Alameda Franca, 1054. 2ª./6ª, 10h/19h; sáb., 10h/17hs. Grátis. Até 28/2/23.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.