PUBLICIDADE

Pablo Picasso: Exposição imersiva conta com 219 obras do mestre cubista

Interativa, ‘Imagine Picasso’ chega a São Paulo com a projeção de quadros de destaque como ‘Guernica’

PUBLICIDADE

Autor de uma das obras mais conhecidas do mundo, o quadro Guernica, Pablo Picasso foi um dos criadores do cubismo e se notabilizou não somente como pintor, mas também como escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Com o objetivo de aproximar ainda mais o público da obra do mestre espanhol, chega ao Brasil a exposição Imagine Picasso, que será aberta nesta quinta-feira, 9, no MorumbiShopping, em São Paulo, depois de passar por Lyon (França), Quebec e Vancouver (Canadá), Atlanta, São Francisco (EUA) e Madri (Espanha).


Mostra imersiva Imagine Picasso chega a SP Foto: Werther Santana/ Estadão


Nascido em Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Picasso morreu aos 91 anos em 8 de abril de 1973, na França, onde residia. Artista tão celebrado, agora terá seu trabalho exposto em formato interativo. “A obra de Picasso é pouco conhecida: conhecemos seu nome, sua assinatura, seu cubismo, seu surrealismo, mas, na verdade, ele pintou durante toda a sua vida”, explica Annabelle Mauger, diretora artística e criadora da exposição. Segundo ela, essa é “a única maneira de ver Guernica (Madri), Les Demoiselles d’Avignon (Nova York) e os mais belos autorretratos (Paris) no mesmo lugar”.

PERCURSO

PUBLICIDADE

No trajeto pensado da mostra Imagine Picasso, o público entrará em contato com 219 obras do pintor cubista. A exposição é montada com as obras digitalizadas, seguindo o conceito criado pelo fotógrafo francês Albert Plécy. Após esse processo, são projetadas em multissuperfícies, cuja disposição lembra as dobras e formas de origamis que chegam a alcançar até 8 metros de altura. “O público iniciará o percurso no andar térreo, com livre acesso a uma área para crianças, com diferentes atividades lúdicas relacionadas com a exposição Imagine Picasso - brincar com cubos, mover e reposicionar pinturas. É importante trazer o ‘jogo’, porque eu mesma ‘brinco cientificamente’ com as pinturas no espaço imersivo”, revela Annabelle.


Mostra imersiva com obras de Picasso  Foto: Werther Santana/ Estadão


Em seguida, há outro espaço lúdico, desta vez destinado tanto para crianças quanto para adultos, que permitirá aos visitantes descobrir o “light painting”, uma prática que Picasso explorou durante sua carreira. Na sequência, conta Annabelle, “por meio de um jogo de espelhos e cores, todos poderão descobrir seu próprio retrato em cubismo ou surrealismo”. Finalmente, diz a curadora, “uma área educacional oferecerá aos visitantes uma explicação sobre os diferentes capítulos da exposição, mas também possibilitará entender a vida do artista e todas as obras apresentadas na mostra”.

PROJEÇÕES

Depois do espaço educativo, chega-se ao ponto alto da mostra, o local das projeções. Aqui, as obras digitalizadas são projetadas em superfícies múltiplas, que lembram dobraduras, mas com altura de até 8 metros.

A ideia foi colocar a obra do mestre cubista em formato que lembrasse as características de suas pinturas. “Estabeleci um roteiro, cientificamente validado, possibilitando destacar os diferentes períodos artísticos de Picasso”, avalia a diretora. “Para realçar seu trabalho, o arquiteto francês Rudy Ricciotti e eu projetamos origamis, o que nos permitiu esculpir a obra pintada de Picasso e destacar detalhes ao criar novas perspectivas. Esses origamis são também um aceno a Picasso como escultor.”

Publicidade


Pablo Picasso é tema de exposição imersiva em SP Foto: Werther Santana/ Estadão


Annabelle destaca ainda que a exposição é composta de imagens por todas as partes, nas paredes, no chão e nos módulos. E os visitantes vão interagir com as 219 obras escolhidas. “Entre elas, poderão (re)descobrir quadros como Autorretrato Azul, Guernica, As Meninas (segundo Velasquez), Le Déjeuner sur L’herbe (segundo Manet), O Retrato de Marie-Thérèse”, conta.

A criadora ressalta que Picasso é um pintor revolucionário. “Ele sublimou todos os períodos artísticos em que estava interessado. Poderíamos definir sua obra como um longo sucesso de experimentação. É esta vontade de criar sempre novas experiências artísticas, novas instalações, que o torna um artista atemporal em todos os campos: pintura, escultura, poesia e fotografia.”

Imagine Picasso

MorumbiShopping. Av. Roque Petroni Jr., 1.089, estac. G4. 2ª a 5ª, 10h/22h; 6ª e sáb., 10h/ 23h; dom. e fer., 10h/21h. R$ 80/ R$ 380 (imagine-picasso.com). Até 18/6.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.