Portugal comemora nesta quinta-feira, 25 de abril, os 50 anos da Revolução dos Cravos, levante que pôs fim à ditadura no país em 1974 e marcou a independência de suas colônias na África. Durante o mês de maio, Sebastião Salgado exibe no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a mostra 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal, que contará com dezenas de fotografias inéditas.
Há fortes imagens foram capturadas pelo brasileiro durante a cobertura da Revolução dos Cravos em Lisboa, quando Salgado era membro da Agência Magnum, no início de sua carreira. Ao todo, são mais de 50 fotografias do momento histórico, que vêm à público pela primeira vez. A curadoria é de Lélia Wanick Salgado. Confira algumas das fotos:
Leia também
A mostra é parte da edição de 2024 do especial Maio Fotografia no MIS, a ser inaugurada em 10 de maio, que conta com mais seis exposições fotográficas além da série de Salgado.
Serão trabalhos tanto de nomes já consagrados no ramo quanto de jovens talentos, que têm como fio condutor o fotojornalismo. São elas: Encontros, de Thereza Eugênia; Mulheres na frente e por trás das câmeras, do Acervo MIS; 10 anos de guerras sem fim, de Gabriel Chaim; Como a história foi contada, da Coleção Allan Porter; Infravermelho, uma realidade oculta, de Bruno Mathias; e Uma rua chamada cinema, de Sergio Poroger. A programação conta ainda com lançamentos de livros e conversas com artistas.
Maio Fotografia no MIS 2024
- Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS). Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.
- Quando: A partir de 10 de maio.
- Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia); grátis às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.