Tema da mostra imersiva Beyond Van Gogh, que passou por São Paulo e agora chega ao ParkShopping, em Brasília, nesta quinta-feira, 4, o holandês Vincent Van Gogh, em seu pouco tempo de vida (morreu aos 37 anos, em 29 de julho de 1890), produziu inúmeros quadros que são reconhecidos no mundo todo. Na exposição em cartaz até 30 de outubro com ingressos a partir de R$ 70, o público passeia pelos ambientes e pode fazer uma verdadeira viagem por suas obras e conhecer um pouco mais de sua história.
Veja, a seguir, cinco pinturas de Van Gogh que podem ser reconhecidas na mostra e o quadro original.
A Noite Estrelada
Datado de 1889, o quadro A Noite Estrelada traz a visão que Van Gogh tinha da janela do quarto em que ficou internado no hospício de Arles, no sul da França.
Os Girassóis
Uma marca de Van Gogh, o quadro Os Girassóis, de 1888, foi para o artista um momento de experimentar cores. Pintou cerca de 11 obras com a mesma temática.
Amendoeira em Flor
Van Gogh produziu uma série de pinturas com as flores da amendoeira, de 1888 a 1890. Para o artista, o objetivo das imagens era celebrar a vida.
Autorretrato com a Orelha Enfaixada e Cachimbo
Obra é um registro que Van Gogh, em 1888, fez dele mesmo após ter cortado a própria orelha. O fato teria ocorrido em meio a um surto psicótico do artista.
Campo de Trigo com Corvos
Em 1890, Van Gogh pintou o quadro que retrata um céu sombrio, um beco que não tem continuidade e os corvos sobrevoando o local, em um vilarejo de Paris.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.