Em 13 de outubro de 1972, um avião uruguaio com destino a Santiago, no Chile, transportando 45 pessoas, incluindo o time de rúgbi conhecido como Old Christians, caiu nos Andes. Dez semanas depois, 16 pessoas foram resgatadas. Eles sobreviveram por meio de uma mistura de desenvoltura, resistência, fé e, o que ficou famoso, a decisão - em um ambiente montanhoso e nevado, sem alimentos - de comer os mortos.
Essa história real inspirou o filme A Sociedade da Neve, que estreia pela Netflix. O longa é inspirado no livro homônimo do jornalista Pablo Vierci, que também atuou como produtor. À AFP, sobreviventes da tragédia elogiaram a fidelidade com que Juan Antonio Bayona, diretor do filme, retratou os fatos.
Confira o que aconteceu com cada um dos sobreviventes:
Adolfo “Fito” Strauch
O personagem vivido por Esteban Kukuriczka no filme da Netflix dedicou-se à agricultura e à família, tornando-se pai de quatro filhos. Participou de alguns documentários sobre a história, como Alive: 20 Years Later, mas, de um modo geral, mantém uma vida reservada.
Daniel Fernández
Dedicado à agronomia e professor universitário, Daniel é ainda mais reservado, e pouco quis falar sobre o caso nas últimas décadas. Ele ainda foi diretor de uma empresa de tecnologia.
Roberto “Bobby” François
O personagem vivido por Agustín Berruti hoje raramente faz aparições públicas. Tem um rancho e se dedica à agropecuária.
Roberto Canessa
O personagem vivido por Matías Recalt dedicou-se a sua carreira em Medicina. Formou-se como cardiologista pediátrico, tornou-se professor universitário e hoje também é palestrante motivacional. Um caso curioso é que Canessa chegou a disputar a presidência do Uruguai em 1994, mas não venceu.
Carlos “Carlitos” Páez
A família de Páez, vivido por Felipe González Otaño, é influente na classe artística do Uruguai. Seu pai era o artista plástico Carlos Páez, interpretado pelo próprio sobrevivente no filme. Ele se dedicou à publicidade, abrindo sua própria empresa no ramo.
Javier Methol
Interpretado por Esteban Bigliardi em Sociedade da Neve, era palestrante e trabalhou na indústria de tabaco. Morreu de câncer em 2015.
Ramón “Moncho” Sabella
O personagem vivido por Rocco Posca hoje é empresário e um influente palestrante, apesar de ter ficado muitos anos recluso após o acidente.
José “Coche” Luis Inciarte
Interpretado por Simon Hempe no filme, Coche dedicou-se à produção leiteira, tendo se tornado diretor da Associação Nacional dos Produtores de Leite e diretor da Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite (Conaprole) do Uruguai. Também escreveu o livro Memoria de los Andes, em 2018. Faleceu de câncer em 2023.
Roy Harley
Vivido por Andy Pruss na produção da Netflix, Roy tornou-se engenheiro civil e recorrentemente dá entrevistas e participa de conferências esclarecendo o caso. Também participou do documentário Alive: 20 Years Later, de 1993. Seu filho foi jogador de futebol pelo Old Christians. Em 2016, levou a tocha Olímpica nas Olimpíadas do Rio, como representante do Uruguai.
Alfredo “Pancho” Delgado
Interpretado por Valentino Alonso em Sociedade da Neve, Delgado tornou-se empresário, advogado e palestrante motivacional após a tragédia, tendo falado abertamente sobre o acidente e seus efeitos. Hoje, vive uma vida mais discreta.
Pedro Algorta
Vivido por Luciano Chatton na produção em streaming, dedicou-se aos estudos e à vida de escritor. Mudou-se de Montevidéu para Buenos Aires, onde continuou seus estudos em Economia. Escreveu o livro Into the Mountains: The Extraordinary True Story of Survival in the Andes and its Aftermath, em 2016. Também tem uma fábrica de bebidas.
Antonio “Tintin” Vizintín
Vivido por Agustín Della Corte no longa, tornou-se empresário na indústria alimentícia e palestrante motivacional. Ele ainda foi vice-presidente da União Uruguaia de Rugby e membro do Conselho de Administração da Fundação Viven.
Nando Parrado
Interpretado por Agustín Padrella, é um dos sobreviventes mais conhecidos. Foi piloto automotivo e hoje é apresentador de TV e palestrante. Escreveu livros como My Long Trek Home with Vince Rause, de 2006.
Álvaro Mangino
Interpretado na ficção por Juan Caruso, ele vive no Uruguai, tem uma vida reservada e trabalha no ramo de ar-condicionado. Uma curiosidade é que, durante anos, ele viveu no Brasil. Ele também produz vinhos e lançou um rótulo dedicado aos amigos do acidente, Valle de Las Lagrimas.
Eduardo Strauch
Vivido por Rafael Federman, dedicou-se à arquitetura e pintura. Em 2019, lançou o livro Out of the Silence: After the Crash.
Gustavo Zerbino
Interpretado por Tomás Wolf, Gustavo é palestrante motivacional e especialista em áreas de gestão de crises, liderança e motivação, além de atuar na área de indústria química. Também foi presidente da URU (Unión de Rugby del Uruguay).
Correções
A versão inicial deste texto informava que o filho de Carlos “Carlitos” Páez interpreta o pai no filme. Na verdade, é o próprio sobrevivente que interpreta pai dele, artista plástico, na produção da Netflix. A informação foi corrigida
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.