Quais são os filmes pré-indicados ao Oscar que disputam com ‘Ainda Estou Aqui’?

Longa de Walter Salles concorre a uma das cinco vagas que serão anunciadas no dia 17 de janeiro; entre os 15 títulos da lista estão filmes que também foram indicados ao Globo de Ouro

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Silveira

Ainda Estou Aqui está cada vez mais perto de ser a quinta produção nacional a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional e o primeiro a trazer a estatueta para casa. O longa de Walter Salles, que tem Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, foi anunciado como um dos pré-indicados ao prêmio em uma lista revelada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira, 17.

‘Ainda Estou Aqui’ está mais perto do Oscar. Foto: Sony/Divulgação

PUBLICIDADE

O longa está entre os 15 pré-indicados, lista da qual sairão os cinco finalistas. O anúncio final com os filmes que disputarão o prêmio será feito em 17 de janeiro pela Academia. Além do brasileiro, que conta a história da família Paiva e a luta de Eunice, mulher do deputado Rubens Paiva, pelo não esquecimento do marido, estão nas listas títulos como Emilia Pérez, A Semente da Figueira Sagrada, Vermiglio e A Garota da Agulha, todos indicados ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Conheça abaixo os concorrentes de Ainda Estou Aqui na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.

‘Emilia Pérez’ (França)

Apesar de ser uma produção francesa, o filme tem Zoe Saldaña e se passa no México. Conta a história de Rita, uma advogada que desperdiça seu talento em uma empresa onde não tem muito futuro. Sua vida muda quando ela é convidada a trabalhar para o chefe do cartel Juan Del Monte. Previsão de estreia: 6 de fevereiro.

Publicidade

‘A Semente da Figueira Sagrada’ (Alemanha)

O filme conta a história de um advogado escolhido para ser juiz em Teerã, em um contexto de protestos políticos contra o governo. Ele se dá conta de que foi selecionado para o trabalho apenas para cumprir ordens. Enquanto isso, ele passa a desconfiar até mesmo de sua família. Não está disponível em plataformas de streaming.

‘Vermiglio’ (Itália)

O filme tem o nome de uma remota vila nas montanhas e se passa em 1944, contando a história de Pietro, um desertor que muda-se para lá para a fim de morar com um professor local. A chegada dele vai mudar a rotina do vilarejo e mexer com a vida de todos. Não está disponível em plataformas de streaming.

‘Kneecap’ (Irlanda)

O longa gira em torno de um grupo de hip hop que faz rap em sua língua nativa irlandesa. A história se passa em 2019 e acompanha os artistas em sua luta para criar seu próprio gênero de rap punk irlandês. Disponível para aluguel no Prime Video.

‘Ondas’ (República Theca)

O filme acompanha um jovem jornalista que se recusa a colaborar com os ocupantes da Tchecoslováquia, quando o Pacto de Varsóvia invade o país. Ele, então, resolve passar informações sem censura sobre a invasão das tropas, arriscando sua própria vida pelo direito à informação.

Publicidade

‘A Garota da Agulha’ (Dinamarca)

A fim de se sustentar, uma jovem grávida aceita ser ama de leite para uma mulher mais velha que ela, Dagmar, que tem uma agência de adoção clandestina. A menina se aproxima da mulher e se dá conta de que entrou sem querer em uma realidade que ela nem imaginava. Não está disponível em plataformas de streaming.

‘Dahomey’ (Senegal)

Trata-se de um documentário que acompanha o retorno de 26 tesouros reais africanos, que foram roubados pela França do Reino de Daomé no século 19, e que estão voltando para a República do Benim. Disponível no Mubi.

‘Touch’ (Islândia)

Antes que o tempo acabe, um homem encara uma jornada emocional para reencontrar seu primeiro amor, que desapareceu 50 anos atrás. Uma história romântica e emocionante que abrange várias décadas e continentes. Disponível para aluguel no Prime Video.

‘Flow’ (Letônia)

Um gato solitário em sua casa devastada por uma grande enchente. De repente, ele encontra refúgio em um barco que também é ocupado por animais de diversas espécies, e terá que se unir a elas apesar de suas diferenças.

Publicidade

‘Armand’ (Noruega)

O longa conta a história dos pais de Armand, uma criança de apenas 6 anos, que encaram em uma luta para defender o filho quando são informados que ele foi acusado de ultrapassar os limites contra um colega de classe. Parece impossível saber onde está a verdade e acabamos descobrindo mais sobre os adultos, enquanto entendemos cada vez menos as crianças.

‘From Ground Zero’ (Palestina)

Trata-se de um projeto iniciado pelo diretor Rashid Masharawi, que reúne 22 curtas-metragens realizados em Gaza. A ideia de Masharawi foi dar voz a 22 cineastas de Gaza para gravarem suas histórias não contadas do ataque de Israel.

‘Como Ganhar Milhões Antes Que a Avó Morra’ (Tailândia)

Um jovem largou o emprego para cuidar de sua avó que está próxima da morte, mas sua caridade não tem nada a ver com amor, mas com uma herança no valor de milhões que ela deixará. Ele acaba fazendo de tudo para se tornar o menino dos olhos de sua exigente avó antes que o tempo acabe.

‘Santosh - Vozes da Hierarquia’ (Reino Unido)

Santosh é uma recém-viúva que foi obrigada a herdar o trabalho do marido como policial na Índia. Quando uma menina de uma casta inferior é assassinada, ela começa a explorar sua nova condição ao ser escolhida para trabalhar na investigação do crime. O filme não está disponível no streaming.

Publicidade

‘Universal Language’ (Canadá)

Em um lugar entre Teerã e Winnipeg, as vidas de vários personagens se entrelaçam de forma surpreendente e misteriosa. Os estudantes Negin e Nazgol encontram dinheiro congelado no gelo do inverno. Massoud conduz um grupo de turistas confusos por monumentos e locais históricos. Matthew abandona seu emprego e inicia uma jornada para visitar sua mãe. O filme não está disponível no streaming.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.