Anima Mundi busca recursos para realizar a edição 2019

Organizadores do festival promovem campanha de crowdfunding, parceria com o site Benfeitoria, que termina no dia 27

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Tradicional evento de cinema de animação, o festival Anima Mundi corre contra o tempo para conseguir realizar sua edição 2019, que está marcada para julho, de 17 a 21, no Rio de Janeiro, e de 24 a 28 em São Paulo. Após receber a informação que seu antigo patrocinador não apoiaria mais o evento, a produção saiu em busca de alguma alternativa. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma campanha de crowdfunding, parceria com site Benfeitoria, que já está nos últimos momentos de arrecadação, mas ainda não atingiu o montante necessário. 

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Segunda Fernanda Cintra, diretora executiva do Anima Mundi, “para atingir a meta mínima da campanha de financiamento coletivo precisamos de, pelo menos, mais R$ 250 mil para chegar a R$ 400 mil, valor que nos permite realizar as mostras no Rio e em São Paulo”. Ela diz que, dessa forma, a mostra acontece, mas que estaria distante de ser como gostariam que fosse, o que necessitaria de R$ 2 milhões. “Estamos muito distantes desse valor”, lamenta. 

Querido por crianças e adultos, o Anima Mundi, nesses 26 anos, soma um total de 10 mil filmes de animação, que puderam ser vistos por esse público. “Festival revelou talentos como Carlos Saldanha e o Alê Abreu, que concorreram ao Oscar”, conta Fernanda. Ela ainda salienta que, na edição de 2018, foram exibidos mais de 500 filmes, empregando mais de 700 pessoas e movimentando R$ 26,8 milhões e gerando R$ 2,6 milhões em impostos, com público estimado de 50 mil pessoas. “Além disso, levou essas obras para salas de aula de escolas da rede pública.” 

Cena da animação 'A Tartaruga Vermelha', de Michaël Dudok de Wit Foto: Anima Mundi

O Anima Mundi, de acordo com a diretora, permitiu a “estruturação do mercado de animação, que não se resume à animação cinematográfica, estendendo-se à TV e ao mercado publicitário”. Além disso, Fernanda explica que esse é o principal festival de animação do Brasil e da América Latina, sendo o único credenciado na Academia de Cinema. “Isso lhe permite indicar uma animação para ser avaliada pela comissão do Oscar, e ainda recebe os principais nomes da animação do mundo”, orgulha-se a Fernanda.  Para participar da iniciativa, o público pode acessar: benfeitoria.com/animamundi

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