Anthony Hopkins viverá Sigmund Freud (1856-1939) em uma adaptação cinematográfica da peça A Última Sessão de Freud. A história, que se passa antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), relata o encontro entre o psicanalista e o jovem escritor C. S. Lewis (1898-1963), autor de As Crônicas de Nárnia. Segundo o The Hollywood Reporter, o roteiro será baseado no texto do espetáculo de Mark St. Germain, que explora também o relacionamento de Freud com sua filha, Anna, e o relacionamento entre Lewis e a mãe de seu melhor amigo, além de temas mais profundos como a existência de Deus. A direção fica por conta de Matthew Brown.
A previsão é de que as filmagens tenham início no último trimestre de 2022 e que o longa seja lançado na Marché du Film do Festival de Cannes no futuro. Hopkins é lembrado principalmente por seu premiado papel como o psicopata Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes (1992), que lhe rendeu um Oscar de melhor ator – prêmio que voltaria a receber em 2021, por seu trabalho em Meu Pai, após quatro outras indicações.
Em 2022, A Última Sessão de Freud ganhou uma montagem brasileira, dirigida por Elias Andreato e trazendo Odilon Wagner como Freud e Claudio Fontano no papel de Lewis. Considerado o ‘pai’ da psicanálise, Freud foi criado em uma família judaica em Viena no século 19, e desenvolveu o método de terapia no qual o paciente deve expor ao médico tudo o que lhe viesse à cabeça, por livre associação.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.