Demi, Angelina e mais: conheça as atrizes que disputam vaga no Oscar com Fernanda Torres

Artistas de peso como Demi Moore, Angelina Jolie e Tilda Swinton lutam por uma indicação; conheça os filmes e as chances de cada uma

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro bagunçou ainda mais a corrida pela indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 2025. Em uma categoria recheada de estrelas e boas atuações, somente cinco serão escolhidas para concorrer a maior premiação do cinema mundial. Para a crítica especializada, esse é considerado o prêmio mais disputado do ano e não há uma clara favorita.

Tida como a grande surpresa da temporada, a atriz brasileira vê suas chances aumentarem após faturar o Globo de Ouro. Com a repercussão da sua vitória, o nome de Torres está na boca dos votantes e isso pode influenciar na hora da escolha. As votações para o Oscar começam nesta quarta-feira, 8. Os candidatos serão revelados no dia 17 de janeiro e a cerimônia ocorre no dia 2 de março.

A brasileira Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo longa "Ainda Estou Aqui".  Foto: Chris Pizzello/Invision/AP

Além de Fernanda, outras oito atrizes estão sendo bastante cotadas para a categoria de Melhor Atriz. O Estadão separou cada uma das artistas e explicou o que pode levá-las ao Oscar. Confira:

Demi Moore por ‘A Substância’

A atriz Demi Moore venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical pelo filme "A Substância". Foto: Robyn Beck/AFP

PUBLICIDADE

Filmes de terror costumam ser esnobados em premiações cinematográficas, mas a vitória de Demi Moore no Globo de Ouro é um indício de que as coisas podem ser diferentes neste ano. Ao vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, Moore fez o discurso mais poderoso da noite.

Em sua fala, ela comentou sobre o fato de ter sido menosprezada ao longo de sua carreira e deixada de lado ao envelhecer, mas que havia reencontrado o seu amor por cinema graças ao seu papel em A Substância. Se existe algo que Hollywood ama, é uma boa história de superação. Em 2023, os atores Brendan Fraser e Ke Huy Quan ganharam Oscars com uma estratégia parecida.

Mikey Madison por ‘Anora’

"Anora", de Sean Baker, venceu a Palma de Ouro em Cannes.  Foto: Neon/Divulgação

Tida como uma das favoritas da temporada, a atriz Mikey Madison saiu de mãos vazias do Globo de Ouro. Apesar disso, Anora ainda é um dos grandes candidatos ao Oscar de 2025. O longa venceu a Palma de Ouro em Cannes e a atuação de Madison é elogiada como uma das melhores qualidades do filme.

A obra conta a história de uma prostituta que se casa com o filho de um oligarca russo. Caso seja indicada ao prêmio, a atriz norte-americana de apenas 25 anos confirmaria uma ascensão estelar que começou em Era Uma Vez em… Hollywood, em que a artista interpretou um dos membros do culto de Charles Manson.

Angelina Jolie por ‘Maria’

Angelina Jolie voltou à Hollywood para estrelar em "Maria", filme cinebiográfico que conta a história da cantora de ópera Maria Callas.  Foto: The Apartment/Divulgação

Após alguns anos longe de sets de filmagem, a atriz norte-americana retornou para viver a cantora Maria Callas em Maria, filme biográfico que encerra a trilogia das musas de Pablo Larraín (depois de Jackie e Spencer).

Publicidade

A atuação de Angelina vem sendo bastante elogiada e é calcada no estudo milimétrico de gestos e feições de uma figura real — algo que a Academia sempre valoriza.

Caso vença o prêmio, Jolie conquistaria o seu terceiro Oscar. Ela ganhou um Oscar humanitário em 2014 e, em 2000, foi considerada a Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em Garota, Interrompida.

Karla Sofía Gascón por ‘Emilia Pérez’

No musical "Emilia Pérez", a atuação de Karla Sofía Gascón vem sendo bastante elogiada pela crítica especializada.  Foto: Paris Filmes/Divulgação

A atriz espanhola, ao lado de seus colegas de elenco, venceu a categoria de Melhor Atriz no Festival de Cannes, se tornando a primeira mulher trans a conseguir tal feito. Em uma temporada em que Emilia Pérez parece ser o filme a ser batido, Gascón surge como uma das favoritas ao prêmio.

Se for indicada, ela se tornará a primeira atriz trans a concorrer ao Oscar. O musical francês, no entanto, vem sofrendo críticas pela sua representação do México e é possível que tal temática prejudique as chances de Gascón.

Publicidade

Cynthia Erivo por ‘Wicked’

Apesar do apelo comercial, "Wicked" está sendo considerado para diversas categorias do Oscar de 2025.  Foto: Universal/Divulgação

Um dos nomes mais populares da Broadway nos últimos anos, Cynthia Erivo deslumbrou o público com seus vocais na versão cinematográfica de Wicked. No Globo de Ouro, no entanto, acabou sendo superada por Demi Moore.

Interpretando Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, a atriz e cantora não recebeu tantas indicações aos prêmios do circuito cinematográfico quanto as outras concorrentes, mas vem sendo bastante comentada pela imprensa especializada como uma séria postulante ao Oscar.

Marianne Jean-Baptiste por ‘Hard Truths’

Em "Hard Truths", Marianne Jean-Baptiste repete a parceria com Mike Leigh. Foto: Thin Man Films/Distribuição

Considerada por muitos como a principal “azarona” da corrida ao Oscar, a atriz Marianne Jean-Baptiste já surpreendeu uma vez. Foi em 1997, quando foi indicada ao prêmio de maior prestígio no cinema mundial por seu papel em Segredos e Mentiras. À época, a indicação foi tida como uma grande surpresa.

Em 2025, Marianne busca repetir a dose com Hard Truths. Para isso, voltou a trabalhar com Mike Leigh, que dirigiu o filme de 1997, e chegou a ganhar como Melhor Atriz no New York Film Critics Circle Awards.

Publicidade

Tilda Swinton por ‘O Quarto ao Lado’

Tilda Swinton em O Quarto Ao Lado Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

A atriz britânica viralizou no Brasil ao comemorar a vitória de Fernanda Torres, mas é uma série candidata à indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2025.

Além de ser uma artista já renomada em Hollywood, Tilda Swinton atua em um projeto que chama atenção: o primeiro filme em língua inglesa do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

Em O Quarto Ao Lado, Swinton contracena com Julianne Moore. As duas estão sendo consideradas protagonistas do longa, mas é Tilda quem vem recebendo a maior parte das indicações.

Nicole Kidman por ‘Babygirl’

Nicole Kidman e Harris Dickinson no filme 'Babygirl' Foto: Man Up Films /Divulgação

Em um dos papéis mais polêmicos de sua carreira, a atriz Nicole Kidman já acumula uma importante vitória que pode alçá-la ao Oscar: foi a vencedora da categoria de Melhor Atriz no Festival de Veneza, um dos mais importantes eventos cinematográficos da temporada.

Publicidade

Em Babygirl, ela interpreta uma executiva casada com um diretor de teatro. Por trás de sua aparência de sucesso, ela esconde uma profunda insatisfação sexual. A chegada de um estagiário à sua empresa provoca a infidelidade e um turbilhão que ameaça sua carreira e sua família.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.