O ator francês Vincent Lindon presidirá este ano o júri do 75.º festival de Cannes, o concurso que entrega a Palma de Ouro, segundo anunciaram os organizadores em um comunicado nesta terça-feira (26).
Lindon atuou no polêmico Titane, filme que ganhou a Palma de Ouro em 2021. Neste ano, 21 filmes concorrem pelo prêmio do festival, que acontecerá de 17 a 28 de maio.
"É uma imensa honra e um grande orgulho que me seja confiada, em meio ao tumulto de acontecimentos que vivemos no mundo, a esplêndida e pesada tarefa de presidir o Júri do 75.º Festival Internacional de Cinema de Cannes", disse Lindon, de 62 anos, citado no comunicado.
Além do ator, o júri será composto por oito pessoas, quatro homens e quatro mulheres.
Entre eles estão a atriz e diretora britânica Rebecca Hall (que atuou em Vicky Christina Barcelona), a atriz indiana Deepika Padukone, a atriz sueca Noomi Rapace, a diretora e atriz italiana Jasmine Trinca, o diretor iraniano Asghar Farhadi (que ganhou o Grande Prêmio do Júri do concurso com Um Hherói em 2021), o diretor francês Ladj Ly, o diretor americano Jeff Nichols e o diretor norueguês Joachim Trier.
Entre os que concorrem à Palma de Ouro estão o mestre do cinema de terror e ficção científica David Cronenberg, o diretor americano James Gray e a diretora francesa Claire Denis.
Mais de 2.000 filmes foram apresentados para a seleção oficial.
No ano passado, o americano Spike Lee presidiu o júri.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.